Por favor, Eu tenho hoje uma empresa de motoboy na qual eu presto serviço somente de Delivery (alimentos), á pedido dos clientes e não do estabelecimento, quando o local não realiza entrega, nosso foco (único hoje) é o McDonalds devido á grande procura e demanda necessária, porém infelizmente á alguns dias atrás tive problema com um cliente no qual o McDonalds mandou o lanche sem alguns ingredientes sendo que o cliente queria completo, nessa o cliente foi na loja e causou um monte, resumindo a história, depois disso o McDonalds me perguntou se tenho autorização para usar nome e imagem deles. O que eu faço resumindo é usar nome "McDonalds" no sentido "Entregamos os lanches do McDonalds na sua casa." ou a imagem que é para atrair o público, o que para mim é totalmente válido 1x que eu não tento me passar pela empresa, eu tenho o nome dos lanches e tudo no meu site, mas é bem claro, bem explicito que somos uma empresa independente, deixamos bem claro que não temos nenhum tipo de vínculo com o McDonalds, nosso slogan é "Não entrega? A gente entrega!". Gostaria de saber até que ponto estou certo, até onde posso usar nome e imagem de lanches, e enfim! Por favor, obrigado. Se alguém tiver interesse e quiser dar uma olhada para ver até onde está correto meu site é www.mcdeliverysjc.com.br Grato

Respostas

    D

    Desconhecido Terça, 05 de maio de 2015, 13h14min

    grandes nomes (McDonalds, Burguer King, SubWay, esqueça isso de utilizar os nomes, isso leva tanto o cliente a crer que vc tem vínculo com as marcas, e os detentores das marcar passam a entender que vc utiliza da imagem para obter vantagem, enquanto vc usar nomes registradas vc esta incorrendo em ilegalidade.

    ?

    Desconhecido Terça, 05 de maio de 2015, 13h32min

    Entendi. Se eu dizer "de pequenos á grandes nomes (restaurante, padaria, lanchonete, pizzaria, etc) está tudo correto? Quanto ao logo eu utilizei 1 pizza qualquer, batata frita (não é a do Mc, pouco parecida), 1 garrafinha de coca, e 1 lanche big mac daqueles caseiro, ou seja, parecido com o do Mc, em relação á isso tudo ok?

    ?

    Desconhecido Terça, 05 de maio de 2015, 13h34min

    Uma pessoa não pode patentear uma imagem? Um lanche? Ou pode? Oferecer de alguma forma o cardápio do McDonalds para á pessoa pedir com mais comodidade seria ilegal ter a foto com o mesmo nome dos lanches? "BigMac, BigTasty, McCheddar,etc"

    D

    Desconhecido Terça, 05 de maio de 2015, 13h35min

    é pode por foto de lanche panqueca, yaksoba, bata frita, feijoada, desde que nada indique o nome do dono da marca.

    R

    Rafael F Solano Terça, 05 de maio de 2015, 14h28min

    Imagens podem ser patenteadas se são criações de seus donos.
    Vc só pode usar imagens de dominio publico ou de coisas que não são passíveis de patentes. Tome muito cuidado ao usar imagens, certifique-se de que são de dominio publico, pois até um fotografo pode lhe processar e cobrar por usar o produto (criação) dele.

    ?

    Desconhecido Terça, 12 de maio de 2015, 21h11min

    Fala pessoal beleza?
    Praticamente mudei tudo já do site, quero fazer tudo correto, estou finalizando com o criado a parte do site, e estou com umas questões se vocês puderem mais uma vez me ajudar.
    Eu gostaria muito de ter o cardápio do Mc no meu site, depois que mudei a forma de divulgação, as imagens, etc eu imaginava que a procura diminuiria, mas não o tamanho que foi, os poucos pedidos que tem tido tem vindo do site, que agora chegou a parte de arrumar o cardápio, eu me lembro quando moleque que jogava video-game e a Konami se não me engano, usava e acho que ainda usa, o nome dos jogadores tudo alterado, tudo parecido, pois não obtêm os direitos legais como a EA SPORTS, isso me faz pensar que poderia deixar o cardápio lá sem mencionar o nome MCDONALDS, e sem usar IMAGEM do Mc também, na parte do nome colocar nomes parecidos, "Brig Mack" "Brig Tastry" etc etc e da imagem do lanche por alguns parecidíssimos que tem em sites de receitas, eu posso fazer isso? E outra dúvida também, a imagem precisa ser de um lanche parecido ou posso por a dos próprios lanches?
    Grato novamente,
    Felipe.