Estou com dúvidas em relação a feitura de uma petição abordando o contrato realidade. Minha cliente não dispõe de qualquer documento comprobatório(contrato) indicando que era empregada de determinada empresa. Laborou por diversos anos, com farta prova testemunhal. Era a responsável pelo restaurante de determinado hotel, inclusive tendo elaborado o projeto de implantação do restaurante, nada recebendo em troca. Comprou fardamentos para os empregados do restaurante, bem como o aparelhamento necessário para o perfeito funcionamento do restaurante. Gostaria que algum colega respondesse informando como peticionar e se possível elaborasse um modelo de petição abordando este assunto. Tenho prazo com meu cliente opara entrega da petição pronta em 30/06/2000 e como não milito na área trabalhista estou com dúvidas.

Respostas

    ?

    EMÍLIA ROTERS Sexta, 30 de junho de 2000, 12h30min

    Sugiro a leitura do livro "Princípios de Direito do Trabalho", de Américo Plá Rodrigues, LTr Editora - um clássico a respeito do tema.

    Sds.,

    EMÍLIA.

    ?

    SILVONEI MOURA SILVA Sexta, 14 de julho de 2000, 14h07min

    Ana;
    A esta altura você já entrou com a reclamação trablhista, certamente, mas pode aditá-la, se for o caso, antes da audiência ou mesmo quando de seu início. Quando a demanda tem como prova principal a testemunhal, tanto na petição inicial, como quando do interrogatório das partes e das testemunhas você têm que está atenta para as três condições básicas que comprovam o contrato de trabalho; 1 - prestação de serviços não eventual. 2 - recebimento de remuneração e a última que deixei por último e considero a mais importante a SUBORDINAÇÃO.
    Abraço da Bahia.
    Silvonei.