Sou operador de telemarketing, fui ao medico ele me deu 20 dias do Cid f43.0 de stress, não vendo melhoras no medicamento procurei outro psiquiatra que me deu 30 dias do Cid f41.0 síndrome do pânico, totalizando 50 dias de atestado. Porém, a empresa quer me afastar por achar que os cids são correlativos, mas não sao. São coisas diferentes e não quero ser afastado por não ter 1 ano de contribuição. Como devo proceder? A empresa pode alegar que os cids são a mesma coisa, mesmo sendo diferentes? Agradeço a atenção

Respostas

    R

    Rafael F Solano Quarta, 06 de maio de 2015, 19h03min

    Ambos não são da área psiquiatrica?? Vc mesmo diz que o 1º medico não resolveu seu PROBLEMA, e vc buscou outro para resolver seu PROBLEMA???

    Então, como não há nexo???

    F40-F48 Transtornos neuróticos, transtornos relacionados com o “stress” e transtornos somatoformes

    F41.0 Transtorno de pânico [ansiedade paroxística episódica]

    A característica essencial deste transtorno são os ataques recorrentes de uma ansiedade grave (ataques de pânico), que não ocorrem exclusivamente numa situação ou em circunstâncias determinadas mas de fato são imprevisíveis. Como em outros transtornos ansiosos, os sintomas essenciais comportam a ocorrência brutal de palpitação e dores torácicas, sensações de asfixia, tonturas e sentimentos de irrealidade (despersonalização ou desrrealização). Existe, além disso, freqüentemente um medo secundário de morrer, de perder o autocontrole ou de ficar louco. Não se deve fazer um diagnóstico principal de transtorno de pânico quando o sujeito apresenta um transtorno depressivo no momento da ocorrência de um ataque de pânico, uma vez que os ataques de pânico são provavelmente secundários à depressão neste caso

    CID 10 - F43 "Reações ao ""stress"" grave e transtornos de adaptação"
    CID 10 - F43.0 "Reação aguda ao ""stress"""
    CID 10 - F43.1 "Estado de ""stress"" pós-traumático"
    CID 10 - F43.2 Transtornos de adaptação
    CID 10 - F43.8 "Outras reações ao ""stress"" grave"
    CID 10 - F43.9 "Reação não especificada a um ""stress"" grave"