Se na Constituição da República o que há de mais sagrado para o trabalhador, que é o salário, pode ser reduzido mediante acordo coletivo ou convenção coletiva, entendo que a maioria dos direitos trabalhistas podem ser objeto de flexibilização, desde que seja através de acordo coletivo ou convenção coletiva. Resta saber se os sindicatos terão condições de negociar ora reduzindo direitos para garantir emprego, ora alcançando novas conquistas trabalhistas não previstas na Constituição e nas leis infra constitucionais e que serão normas mais favoráveis. Pensem nisso, sei que o tema é polêmico mas é hora de discutí-lo!

Respostas

    ?

    Robson Marques Pimentel Prevost Quarta, 09 de agosto de 2000, 0h15min

    Professor !!
    Concordo inteiramente com seu pensamento e incluiria em sua descrição a falta de capacidade intelectual dos membros da maioria dos sindicatos, os quais, temos conciência que tem uma visão apenas imediatista de suas atividades, pois na maioria das vezes não buscam auxilio juridico para a vanguarda de conhecimento para lidar com a apresentação atual desta flexibilização.
    O que temos visto são o que sempre ocorreu nesta matéria em que os fracos não mobilizados tem pouca força para o diálogo na busca de melhorias para a classe. Buscam sim apenas maiores salarios e menores horas trabalhadas mais pouco temos visto investimentos destas instituições na melhoria de vida e até na atualização destes individuos para o aprimoramentos e modernização da atividade.
    Sito como exemplo prático a classe metalurgica ligada ao ramo naval que ja chegou a tem mais de 80.000 trabalhadores diretos em minha região porem hoje não passam de 3.000 e em queda. Observei que com os salários altos e as garantias adquiridas no tempo tornaran-se inviáveis os investimentos na área consequentemente a fuga do capital para outros ramos levando a classe depois de inúmeras lutas e "conquistas" levar toda a classe ao colapso.
    Gostaria de conhecer melhor seu trabalho se puder me mandar algum material seu sobre o assunto ficaria muito contente.
    Sou estudante do 5º período de Direito e gostei do assunto.
    Desculpe-me a falta de pontuação mais estou muito cansado apesar de não justificar, apenas gostaria de lhe mandar esta mensagem afim de adquirir maiores informações sobre o assunto.
    Sem mais, atenciosamente.
    Robson Prevost

    ?

    LUIZ ARTHUR DE MOURA Quarta, 30 de agosto de 2000, 16h55min

    Meu caro ROBSON PREVOST, obrigado pela atenção, na verdade não tenho nenhum trabalho escrito, são apenas idéias que quero trabalhar na tese de mestrado que pretendo iniciar em breve, são idéias que permeiam não apenas a minha mas também a mente de todos aqueles que estão preocupados em melhorar as relações de trabalho; uma grande mudança esta ocorrendo nas relações trabalhistas, as Comissões de Conciliação Prévia são um exemplo; daqui a alguns anos o direito legislado acabará cedendo espaço ao direito negociado, os sindicatos terão que rever as suas posições, acabarem com as brigas entre as correntes e lutarem pela preservação dos postos de trabalho e pela melhoria das condições de trabalho, se possível, muitas vezes terão que recuar. São idéias, penso que tenho, como outras pessoas também tem, um compromisso com tudo isso, afinal de contas não estamos aqui só de passagem, temos que deixar a nossa marca, mesmo que venhamos a ficar esquecidos, cada um deve dar a sua contribuição. Um abraço.
    Professor ARTHUR MOURA .'.