Capra quer Brasil como exemplo mundial Capra quer Brasil como exemplo mundial

A criação de uma verdadeira força-tarefa voluntária internacional para tornar o Brasil um exemplo de nação para o mundo foi a proposta apresentada pelo físico e ecologista Fritjof Capra à ministra Marina Silva, no dia 26, no encontro que aconteceu no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

A idéia para “viabilizar um novo Brasil” é reunir “os maiores especialistas do globo” em áreas como alfabetização ecológica, agricultura orgânica, energia e remodelagem de processos industriais para que tragam suas idéias, seus projetos e suas experiências para contribuir ao desenvolvimento de novas políticas públicas no país.

Segundo o escritor e ambientalista, “muitos políticos e grande parte da imprensa do Norte dizem que Lula não terá capacidade para atender as expectativas de seu povo, mas o que eles não vêem é que existe toda uma rede de pessoas e organizações não-governamentais em todo o mundo dispostas a ajudar o Brasil. Personalidades como Hazel Henderson, Amory Lovins, Vandana Shiva e tantos outros vêm desenvolvendo conhecimentos específicos durante décadas, e a minha proposta é articular uma série de diálogos entre pensadores e cientistas das mais variadas áreas para tornar possível o projeto brasileiro”, explicou Capra. “Não seriam pessoas só do Norte, mas de todo o globo”, completou.

A ministra Marina Silva, que foi muito receptiva às idéias do ecologista, disse que o Ministério do Meio Ambiente será o grande articulador e responsável pela tarefa de inserir a variável ecológica no conjunto das políticas públicas do país, mas a realização dos projetos tem que ser conjunta, envolvendo outras pastas. “Não precisaremos trabalhar com convencimento quanto a essas idéias, pois temos um embrião muito forte no governo que possibilitará iniciativas como essa, sendo necessária apenas uma boa articulação”, disse. “Cristóvão Buarque, por exemplo, ministro da Educação, é um ministro verde”, arrematou.

Os primeiros contatos para a realização de um grande encontro envolvendo o presidente Luís Inácio Lula da Silva com pensadores e cientistas de todo o planeta poderia ocorrer já em abril deste ano. No evento, seriam analisadas as propostas do físico para o país (veja quadro abaixo).

Para a ministra, o Brasil tem que se tornar um exemplo ao trazer soluções pacíficas para problemas da humanidade como o da relação com a natureza, das relações sociais, e isso não irá gerar nenhum tipo de disputa ou atrito frente aqueles que ocuparam posições com o uso da força. “Se o Brasil fizer isso, se tornará um novo líder mundial”, salientou Capra.

Fritjof Capra dirige um Centro de Alfabetização Ecológica na Califórnia, responsável por levar Educação Ambiental a escolas públicas. Nos Estados Unidos, segundo ele, as instituições de ensino querem que a Educação Ambiental seja apresentada como uma disciplina isolada nos currículos. Mas ele defende que “o pensamento sistêmico e ecológico seja o arcabouço básico de todos as disciplinas”. “A maioria dos ecologistas sabe pouco de escola, e muitos professores nada sabem sobre ecologia, e é no sentido de sanar essas dificuldades que trabalhamos”, explicou.

Aldem Bourscheit - [email protected] - © EcoAgência de Notícias, janeiro 2003 - http://www.ecoagencia.com.br. Ciência e Vida Sustentável

Uma homenagem a José Lutzenberger e a leitura da Declaração de Porto Alegre pelo Aquerenciamento Planetário (veja na seção Opinião)abriram a palestra sobre Ciência para uma Vida Sustentável com Fritjof Capra, Leonardo Boff e Lama Padma Samten, para mais de 3.000 participantes do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre.

Depois de uma breve saudação em Português – como fez em todas as atividades das quais participou em Porto Alegre – Capra iniciou sua palestra dizendo que temas como proteção ambiental, saúde, educação, economia, gerenciamento estão intimamente relacionados com a natureza. Para ele o primeiro passo para a construção de uma sociedade sustentável é aprender e imitar o funcionamento da natureza.

Depois de analisar a semelhanças e diferenças entre as sociedades e organizações e a natureza reforçando a tese da atuação em redes denunciou que e a biotecnologia invadiu a santidade da vida transformando-a em um bem de comércio.

Ele considerou que eventos como o Fórum Social Mundial ensinam uma nova forma de enxergar o mundo e são exemplos do funcionamento das conexões, tema de seu mais recente livro As Conexões Ocultas .

Capra voltou a falar na necessidade de mudança do padrão energético como um dos pilares da sustentabilidade, definida como a capacidade da geração atual usufruir da natureza sem prejudicar a sobrevivência das gerações futuras. Citou como novas formas a energia solar e eólica combinadas e profetizou a chegada da economia do hidrogênio.

Respostas

    ?

    Pardal Sábado, 08 de março de 2003, 23h06min

    Penso que o senhor Capra, deveria ouvir o povo Brasileiro.... ecologia é um processo, um movimento (ciência para os cientistas, milito no movimento ambiental deste os idolos de 1979..., numa época em que agrotóxico era agrotóxico e não defensivo agricola... Floresta era biodiversidade... e agora numa era em que ecologia de restauração não é mais reflorestar.... fui o relator do projeto de implantação do receituário agronomico neste estado, vi o plantio direto avançar, o manejo de pragas, a agricultura organica crescer... o orçamento participativo, politicas publica com participação da sociedade civil, fuii relator da sociedade civil no primeiro EIA/RIMA e vi muitos outros também.... mais também vi o Protocolo de Kyoto eclodir e o Direito de Poluir então ser implantado em escala planetária.... mais não vi ainda as ações positivas de senhor Capra em relação ao direito de poluir.... um dos problemas principais brasileiros e a desinformação... mais por estas desinformação prego ainda que os ecologista devem pensar global e agir localmente....

    ?

    Sueli Rovere Reis Sábado, 28 de fevereiro de 2004, 1h06min

    Estou escrevendo uma monografia de conclusao do curso de direito e meu tema e direito agrario e ambiental. Sou admiradora do Fritjof Capra e acabei agora a noite de fazer um link entre seu livro O ponto de Mutacao e meu trabalho, na parte em que trata da mudanca de paradigma da tecnologia atual para uma tecnologia que atenda as necessidades sociais e nao so economicas. Fiquei imensamente satisfeita ao saber dessa sua mensagem. Cada vez mais admiro nossa ministra e nosso presidente, e sua capacidade em contactar o que ha de melhor em pensamento e pratica hoje em dia no mundo para melhorar esse nosso Brasil. Dentro do Brasil pensadores como Raymundo Laranjeira e Octavio Alvarenga sempre devem ser citados e copiados em termos de meio ambiente sob a otica social do direito agrario. Suas obras sao pioneiras no assunto e elevam o Direito a sua categoria mais alta que e a aplicacao de Justica a todos. Sueli Rovere Reis.