Boa Tarde.

Preciso saber onde encontro informações sobre as NORMAS para convocação no Concurso Público da Caixa Econômica Federal ocorrido este ano, pois fui aprovado em 3º lugar no meu polo e a Caixa Econômica do meu município está contratando estagiários sem aptidão comprovada em concurso público e até mesmo renovando contrato de alguns deles. Creio que se há necessidade de contratação é porque existem vagas, e por direito os detentores dessas vagas não deveriam ser os aprovados em concursos públicos?

Poderiam me ajudar a encontrar essas informações?

Desde já agradeço.

Charles R. Vasconcelos Gerente de Informática

Respostas

    ?

    GASPAR A. M. RAMIS Sábado, 09 de setembro de 2000, 16h19min

    Caro Charles.

    Se após a conclusão do Concurso e Homologado o resultado do mesmo, e não havendo pendências quaisquer de recursos de candidatos, e tendo você a classificação em 3.º lugar, qualquer contratação para a mesma função está recheada de vício e portanto irregular.

    Num princípio básico o Concurso é para suprir as carências no Quadro de Servidores, e realizado o Concurso e continuam a suprir as necessidades por outros meios como o apresentado, via estagiário, é totalmente NULO e com vício direto, e passível de providências judiciais.

    Para tanto, deves buscar socorro em tua cidade com profissional esperiente e ingressar em juízo.

    Talvés fosse interessante de ingressar com Interpelação Judicial contra a CEF e requerer que fosse esclarecido e citando os nomes desses estagiários, e em que condições foram contratados e ver esclarecido o fato.

    GASPAR

    ?

    Sebastião Vasques Pinheiro. Quinta, 19 de outubro de 2000, 17h19min

    A priori, o fato de a Caixa Econômica estar contratando estagiário de nada tem haver com o concurso. Entendo a sua ânsia em ver e saber que está sendo admitido pessoas, mas repito, de nada tem haver com o concurso. Deverá ler o Edital do referido concurso e avaliar se nele constava um número de vaga disponível para uma imediata contratação ou era para um cadastro de reserva. Logo após a leitura observará também o nome do órgão responsável pela elaboração do concurso e logo após entrará em contato para saber em que número esta a chamada para o respectivo recrutamento. Caso o número esteje acima da sua classificação entre com um mandado de segurança.
    OBS: Por incrível que pareça, o órgão o qual se submete a uma concurso público não está obrigado a chamar os participantes que ora vêm obter aprovação.

    ?

    Dário Segunda, 19 de fevereiro de 2001, 15h06min

    Infelizmente, a aprovação em concurso público gera somente expectativa de direito, inclusive para aqueles concursos em que há um número de vagas existentes. No caso a intenção do estado é de isentar-se de qualquer futuro questionamento na justiça, por parte de algum aprovado que se julgue prejudicado. O caso da CEF é muito complexo, até agora foram poucas as nomeações (e muitos os aprovados/concorrentes) e o mais prejudicial é que a diretoria da mesma divulgou um quantitativo X de funcionários, sendo o teto para contratações, que é lógico já foi atingido. Deve-se lembrar que uma nova política dentro da CEF de descentralizar serviços, como o caso de franquias para casas lotéricas diminuiram e muito a expectativa de novas contratações pois os chamados serviços franqueados não estão fazendo somente alguns serviços, estão fazendo até saques em dinheiro para clientes cheque especial. Não bastasse tudo isso, visualizamos o atual sistema financeiro do Brasil que está passando por uma reformulação, adequação e enxugamento devido ao fim da ciranda financeira que permitia que qualquer instituição financeira obtivesse lucros astronômicos, ou quando não, uma rentabilidade SEM ESFORÇOS. Vemos também a diminuição da classe bancária motivado pelo investimento pesado de alguns grandes bancos na área de informática.
    Ler os editais de concursos antes de fazer a inscrição é tarefa essencial para qualquer concurseiro que almeja um lugar no serviço público.
    Não esquecer que Banco do Brasil e CEF são regidos pela CLT e não pelo RJ dos servidores públicos civis, não possuindo por tanto estabilidade, apenas uma certa tranquilidade.a