Nicola Innocenti Quarta, 25 de outubro de 2000, 12h29min

    Minha cara...

    Ao longo de 15 anos militando na área técnico/jurídica, percebi a tênue inteligência no que vem a ser insalubridade e a periculosidade:-

    - a primeira (insalubridade), de maneira primária e reduzida (sem que haja qualquer aprofundamento em seu sentido) trata-se de um risco à saúde e à integridade física provocada por agentes e/ou vetores (agentes - químicos, físicos ou mecânicos / vetores biológicos)causadores de um dano direto ou indireto na saúde do trabalhador. Inclisive evidencia-se um verdadeiro absurdo na legislação Brasileira pois, sem qualquer amparo ou referência, valoriza o "quantum" vale a saúde de um empregado; ou seja, fixa a contra-prestação patronal em 10%, 20% ou 40% do salário mínimo - assim entendido temos que:- "a saúde vale de R$15,10 à R$ 60,40 (pode uma coisa desta?);
    - a segunda, trata-se de um risco (probabilidade de...) de morte; assim esta valoriza agora a vida. O valor da vida custa um tênue percentual do salário de um trabalhador (30%), este adicional volta-se agora para o salário nominal e não mais ao mínimo legal, assim:- "quem ganha mais tem sua vida mais valorizada".

    Então, enquanto a insalubridade tem um valor fixo que trata todos de maneira igual, a periculosidade vale conforme o "status" (pecuniário) do trabalhador.

    Uma paga a morte lentamente (insalubridade), por isto o adicional é menor (em tese - pois se um trabalhador ganha o mínimo legal está lógica é incorreta); a outra paga o risco de morte (probabilidade) o que pode ser instantânea.

    ===========================================================

    Quanto à Cipa... vc. terá suas atividades e responsabilidades descritas na Portaria 3214, de 08/06/78 em sua Norma Regulamentadora 5 (apesar dos números - em qualquer lugar onde possui livros jurídicos será fácil de encontrá-la)...

    ===========================================================

    Não ajudei muito.. mas taí...

    Abraços.

    Nicola Innocenti

    ?

    Kathiane de C. Moreira Quinta, 26 de outubro de 2000, 10h06min

    Nicola Innocenti

    Muitíssimo obrigada pela resposta, você foi de grande
    ajuda. Espero poder contar mais com ela. Muito obrigada.
    Abraços, Kathiane.

    [email protected]