União estável (3 anos) pode ser dependente no IR?

Há 9 anos ·
Link

Tenho união estável com minha companheira há 3 anos. Gostaria de saber se posso incluí-la como dependente no IR. No site da Receita, está escrito "companheiro(a) com quem o contribuinte tenha filho ou viva há mais de 5 anos, ou cônjuge". Companheiro de união estável é considerado como cônjuge?

1 Resposta
Rafael F Solano
Advertido
Há 9 anos ·
Link

Releia: "companheiro(a) com quem o contribuinte ...... viva há mais de 5 anos, ou cônjuge"

Vc percebe que são 2 substantivos citados, portanto, 2 casos diferentes.

O companheiro é aquele que vive com outra pessoa, estabelece com ela uma relação marital, um relacionamento de cocumbinato que por não ser impuro é denonimado " união estável". Conjuge é o termo usado aos que são civilmente casados.

Esta pergunta foi fechada
Há 7 anos
Fazer pergunta semelhante
Faça sua pergunta
Tem uma dúvida sobre direito? Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!
Faça sua pergunta