José Carlos Teixeira Júnior Sábado, 23 de dezembro de 2000, 11h52min

    Leonardo
    Os tipos de remuneração (salário + complementos) você vai conseguir na obra "Instituições de Direito do Trabalho" - A. Sussekind, Délio Maranhão e Segadas Viana. Quanto ao salário complessivo trata-se daquele quando o empregador paga diversas verbas englobadamente sob um mesmo título. Exemplo: O empregado tem a receber salário básico R$200,00, mais adcional de horas extras R$50,00, mais adicional de insalubridade R$50,00 e R$50,00 de gratificação no totalde R$350,00. Ao invés de discriminar no recibo de pagamento/holeritth cada uma das verbas e seus respectivos valores o empregador simplesmente lança R$350,00 como pagamento efetuado. Daí duas correntes se levantam. Uma primeira, mais branda, que entende que se demonstrado os valores dentro do total dispensa-se a repetição do pagamento. Outra entende que o pagamento não foi válido, devendo o empregador, novamente quitar as verbas pretendidas, é o norte do C. TST (vide súmula 91).Qualquer dúvida --> [email protected]