ACIDENTE DE TRABALHO (OH! DÚVIDA CRUEL)

Há 24 anos ·
Link

Um senhor, cuja função era quebrar pedras de calcário, estava exercendo suas atividades quando uma lasca de pedra atingiu sua perna. No momento a dor foi fortíssima, houve inchaço, mas ele continuou trabalhando. Com o passar do tempo o problema foi se agravando e ao perceber a gravidade do problema, a empresa o demitiu. Meses após, o tal senhor submeteu-se a uma cirurgia na perna afetada e até hoje sofre com tal problema. O acidentado em momento algum foi afastado da empresa, nem recebeu auxílio-acidente. Pergunto: Seria viável ajuizar uma ação indenizatória? É possível requerer a reintegração (estabilidade provisória)? Só é possível entrar com uma ação na Justiça do Trabalho ou posso acionar a empresa civilmente?

Agradeço imensamente a resposta.

Eliane

2 Respostas
Farlei Moreira
Advertido
Há 24 anos ·
Link

Prezada Senhora,

Em relação ao indagado, tenho a responder que é possível tudo o que indagou desde que prove o nexo-causal entre o atual estágio da doença e em relação ao trabalho executado na empresa. Testemunhas que presenciaram o acidente à época é muito salutar ao processo.

Atenciosamente

[email protected]

ruy rios carneiro
Advertido
Há 24 anos ·
Link

Cara colega:

Sou advogado do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC-SP e gostaria de ajudá-la, se possível.

  1. quanto a reintegração no emprego, é necessário que a categoria profissional do seu cliente possua cláusula convencional que lhe garanta tal direito, acho que não deve ter, tendo em vista que somente os metalúrgicos do ABC conseguiram tal direito, depois de 92 dias de greve, isto em 1980;
  2. quanto ao processo indenizatório vc poderá propor na justiça do trabalho, caso precise poderei mandar algumas iniciais para ajudá-la. obs: a maioria dos colegas entendem que esta ação deva ser interposta na justiça comum, mas, nós entendemos que a justiça do trabalho tem mais condições de bem julgar casos envolvendo capital-trabalho.

Um forte abraço.

Ruy Rios Carneiro.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos