Meu Honda Civic bateu o motor e decidi vende-lo sem conserto, há seis meses. Costumo ser cauteloso quanto a transferência de veículos, mas abri mão dessa cautela crendo que a intermediação de uma financeira eliminaria o risco.

Quando fui informado que o financiamento havia sido aprovado e que poderia concluir a transação, questionei se haveria problemas na vistoria interna ou na do DETRAN por o carro estar em uma oficina com o motor desmontado, mas ele disse que não e que eles nem mesmo realizariam uma vistoria própria, pois coincidentemente eu já havia comprado esse carro por intermédio deles. Simplesmente entreguei o DUT assinado ao representante da financeira e autorizei o comprador a rebocar o veículo a fim de instalar um novo motor em outro local. Uma semana depois o valor foi creditado em minha conta e concluí que o processo burocrático havia sido cumprido junto ao órgão de trânsito.

Essa semana fui surpreendido com a ligação de um homem dizendo que há alguns meses o DUT foi lhe entregue em garantia de uma dívida em atraso. Ele disse estar preocupado em não receber o débito e me "alertou" a não emitir segunda via caso o dono do carro me procure. Informou ainda que o carro está em circulação. Realizei pesquisa no DETRAN e confirmei que o veículo ainda está em meu nome e com o licenciamento atrasado. Em contato com a financeira o representante educadamente me orientou a tentar uma solução junto ao comprador. Também me confidenciou que o financiamento não estava sendo pago.

A financeira é responsável pela transferência do veículo? Qual o impacto do veículo estar em meu nome em caso de busca e apreensão por atraso no financiamento? Qual a melhor forma de solucionar ou pelo menos me resguardar desse problema?

Respostas

    D

    Desconhecido Sábado, 09 de maio de 2015, 17h01min

    A FINANCEIRA NÃO TEM NENHUMA OBRIGAÇÃO QUANTO A TRANSFERÊNCIA, VC DEVERIA TER PREENCHIDO O DUT EM NOME DO COMPRADOR TIRADO CÓPIA AUTENTICADA E ENTREGUE PARA A FINANCEIRA, OU INTERMEDIÁRIO, DAI VC ESPERAVA 30 DIAS SE QUISESSE E COMUNICAVA A VENDA

    ?

    Desconhecido Segunda, 11 de maio de 2015, 15h14min

    Interessante... O carro continua em meu nome, mesmo tendo sido alienado ao banco. Jurava que havia algum erro da financeira.