Por favor, necessito de uma orientação.

Fui admitida no dia 30/01/01 e demitida em 18/07/01, salário R$ 800,00. Durante este período não foi assinada a CTPS e nem foi feito nenhum tipo de contrato que comprovasse vínculo empregatício, o único documento que possuo é uma carta de recomendação onde informa o período a função portanto está em nome do diretor da empresa, não é mencionado o nome da empresa. Quando fui demitidad me informaram que eu iria receber a rescissão como se tivesse com a CTPS, portanto, até agora nada, a desculpa é que a empresa está passando por dificuldades financeiras. O que devo fazer?

Atenciosamente, WAnessa Vieira [email protected]

Respostas

    ?

    José Carlos Teixeira Jr Quarta, 10 de outubro de 2001, 23h22min

    Procure um advogado da sua confiança ou pelo seu sindicado de classe.

    ?

    Leonardo Camello Quinta, 01 de novembro de 2001, 9h06min

    Na verdade, não apresentando a sua CTPS em 48 horas à empresa, imprescindível se fazia a sua demissão por justa causa.

    Não tendo assim procedido o seu empregador, anuiu a sua inércia e validou essa falta de registro legal. Daí, portanto, caberia a ele auxiliá-la a providenciar este documento.

    Tire uma CTPS, o que não demora mais do que 02 horas, e ingresse com uma reclamatória trabalhista.

    ?

    Thiago de Jesus Menezes Navarro Domingo, 03 de fevereiro de 2002, 20h24min

    Cara amiga,

    Você deve ingressar com uma reclamação trabalhista, pleiteando, inclusive, o reconhecimento de vínculo empregatício com as devidas anotações na CTPS e expedições de ofícios no MTB, CEF e INSS.

    Com relação ao documento que você possui, tem-se como um meio de prova. Não obstante, é necessário uma boa prova oral em audiência que comprove sua relação de emprego.

    Enfim, você deverá pleitear seus direitos na Justiça Trabalhista, já que a empregadora não quer fazer qualquer acerto. Porém, não esqueça que o prazo para reclamar seus direitos é de dois anos após a extinção do contrato de trabalho.Portanto,não perca tempo.

    Espero ter contribuido.