Bem, a empresa esta passando com um processo de reinstruturação segundo eles e tem que se adequar conforme o mercado exige, mas o que aconteceu: eu trabalho nessa empresa ja uns 3 anos e alguns meses, e eles falaram que para justificar o depto da empresa em si, eles teriam de estar readequando as novas exigencias da empresa, hojé na empresa eu atendo um perfil de clientes corporativos e até gostaria de continuar com o mesmo pefil, mas segundo as decisões que me apresentaram, eles querem que comece a atender pessoa fisíca, e trabalhar a noite, isso hoje eu não preciso, até então eles havian me apresentado duas propostas eu continuaria ou eles me mandarian embora conforme minha gerente explicou, só que agora, como eu não havia concordado em continuar na empresa nessa nova função, eles também falaram que não tinham motivos para me mandarem embora. Então a minha pergunta é existe alguma lei, em que eu possa me apoiar, já que não concordei com o que fui apresentado, e visto que também não quero pedir minha demissão...aguardo uma resposta por favor...

Respostas

    ?

    Alline Segunda, 14 de janeiro de 2002, 18h07min

    Marcelo,
    A alteração das condições de trabalho só é possível: 1) por mútuo consentimento e 2) desde que não haja prejuízo ao empregado. Existe uma alteração lícita que está dentro dos limites do poder de comando do empregador. Entendo que fazer você atender pessoas físicas não lhe traz prejuízo, e está dentro desta razoabilidade. O maior problema é com relação ao trabalho noturno. Você não é obrigado a aceitar esta mudança porque esta sim é prejudicial. Se não conseguir entrar num acordo, não peça demissão. Entre com uma ação na justiça do trabalho, pedindo a rescisão indireta do contrato. Mas não deixe de consultar um advogado antes de tomar qualquer decisão.