Ola, estou abrindo uma loja que vende produtos estampados com personagens de filmes, quadrinhos, series, jogos e etc, como Batman ou Homem de Ferro. Minha duvida é saber se tenho de pagar direitos autorais para as empresas proprietárias desses personagens e quais cuidados devo tomar ao utilizar estes personagens em meus produtos. Ressaltando que estas estampas serão feitas por mim em produtos apenas preparados para serem estampados.

Respostas

    H

    Hen_BH Domingo, 10 de maio de 2015, 10h12min

    Se você se utiliza de propriedade intelectual alheia, certamente deverá ter autorização para tanto, e estará passível de ter de pagar pelo uso desses personagens.

    A utilização de propriedade intelectual alheia sem autorização de seu proprietário ou detentor dos respectivos direitos configura crime.

    Luiz Fernando Pereira

    Luiz Fernando Pereira 336324/SP Domingo, 17 de maio de 2015, 21h15min

    Olá,

    Depende.

    Determinados personagens são autorizados para a sua utilização. Entretanto, há autores que não autorizam sua utilização perante terceiros devendo o interessado efetuar o pagamento de royalties.

    Recomenda-se que consulte um profissional de confiança para que possa dar um suporte jurídico ao seu caso.

    Espero ter ajudado.

    Dr. Luiz Fernando Pereira | Advogado
    | Email: [email protected] |
    (A Constituição Federal de 1988 veda o anonimato de pessoas)

    R

    Rafael F Solano Domingo, 17 de maio de 2015, 22h27min

    "loja que vende produtos estampados com personagens de filmes"

    Suponho que vc terá fornecedores e estes estarão devidamente autorizados a usar a imagem cuja propriedade intelectual e de criação ja tem seus direitos reconhecido e registrados em patente. Se vc não se assegurar desta legitimidade dos fornecedores, vc e eles responderão por pirataria.

    Deste modo, supondo que seus fornecedores estão amparados pela Lei, eles mesmos poderão fornecer tmb material de sinalização, banners e etc para que use em seu estabelecimento de forma a dar visibilidade ao negócio.

    É assim que funciona.