Prezado(s) Senhor(es)

Sou acadêmico do 5º ano de Direito e estou desenvolvendo uma monografia cujo tema é: "AS ALTERAÇÕES OCORRIDAS NO DIREITO DO TRABALHO SOB A INFLUÊNCIA DA GLOBALIZAÇÃO NO BRASIL", paratanto gostaria de contar com a colaboração deste valoroso site jurídico no que refere-se a realização de uma pesquisa entre os seus usuários cadastrados. Gostaria, se possível, que fosse enviado um e-mail para estes usuários com a seguinte pergunta. "NA SUA OPINIÃO, QUAIS FORAM AS ALTERAÇÕES OCORRIDAS NO DIREITO DO TRABALHO SOB A INFLUÊNCIA DA GLOBALIZAÇÃO NO BRASIL?"

A resposta pode ser endereçada para o meu E-mail: [email protected]

Espero contar com a sua valorosa colaboração em minha pesquisa científica.

Atenciosamente.

Fábio Corcioli Miguel Discente do 5º Ano de Direito das Faculdades Integradas de Três Lagoas - M.S. (18) 3742-1653/3742-2898

Respostas

    ?

    Sérgio Coutinho Sexta, 02 de novembro de 2001, 3h01min

    Fábio, tua pergunta é importante mas demandaria maior espaço do que o forum de debates. Mesmo assim, sugiro para tua monografia que verifique a bibliografia e os artigos que constam no sítio do Núcleo de Estudos da Globalização da Unesp - http://globalization.cjb.net

    Peço que, se for possível, envie cópia da monografia por e-mail para mim quando estiver concluída.

    Att.

    Sérgio.

    ?

    Valéria Sexta, 28 de dezembro de 2001, 17h46min

    Fábio,

    Sou estudante do 4º ano de Direito da UCP e tenho como tema da minha monografia: "a ultratividade das normas coletivas". Em minhas pesquisas, verifiquei que principalmente o fenômeno chamado de flexibilização é causado pela globalização e envolve muitas mudanças na área trabalhista. Na minha opinião você deveria pesquisar sobre a flexibilização, pois neste tema, encontrará algumas mudanças ocorridas no direito do trabalho e, tudo tendo início com a globalização. Estou utilizando como fonte, além de alguns livros, as revistas da LTr, onde existem vários debates sobre o seu tema. Boa sorte!

    ?

    Sérgio Coutinho Sábado, 29 de dezembro de 2001, 22h32min

    Valéria, tenho como tema da minha monografia na Especialização em Direito do Trabalho a flexibilidade das normas trabalhistas sob o capitalismo. Gostaria de ler tua monografia. Pode enviar por e-mail?

    Feliz ano novo.

    Sérgio.

    ?

    Roberto Bloise Quinta, 10 de janeiro de 2002, 20h22min

    Caro Amigo e companheiro de curso universitário,
    A qüestão abordada é de suma importância e complexa por si só,senão vejamos:
    Nossa CLT data de 1943 quando as relações de trabalho(não de emprego) e a bagagem cultural(formal e informal) de nosso povo era sabidamennte limitada e extratificada.Evoluiu-se e a CLT não acompanhou,assim como qualquer lei corre tentando alcançar as modificações sociais constantes;mas o que deve ser apresentado,na realidade é SE A SOCIEDADE BRASILEIRA ESTÁ PREPARADA PARA A GLOBALIZAÇÃO.Vejamos como a coisa está sendo-nos imposta:Nossas Empresas são em sua imensa maioria ainda familiares,do mesmo modo que em 1943;as micro e pequenas Empresas que são as maiores geradoras de emprego estão sendo esmagadas pelos tubarões dos respectivos setores;há no mercado de trabalho uma procura imensa por empregos públicos como forma de estar desempregado em um ou dois anos;as Empresas que desejam expandir suas atividades esbarram nos juros leoninos que são impostos pelos financistas;as flexibilizações feitas na CLT,como o famigerado banco de horas o contrato temporário,aquela geladeira de não resilir o contrato do empregado deixando-o na espera de melhores dias,e a última punhalada no trabalhador,a que tramita no congresso para retirar(é a palavra certa porque se fosse bom não precisaria disso)direitos constitucionais,apesar que os governistas dizem que assim não o é.
    Em resumo,a globalização é a palavra nova para colonização,tal qual utilizada no século XIX para convencer aos povos dominados que "queriam" acrsditar que seriam elevados aos patamares de seu dominadores.Nós não temos a linhagem de povo empreendedor como nos está sendo incutido,fomos por empregados e esta mentalidade dura 500 anos,não temos a mesma liberdade nem as oportunidas de mercado como existem nos países de 1º mundo industrializado(não deixam que sejamos e nos boicotam com taxas e sobretaxas),não podemos deixar de trabalhar em um lugar num dia e dois meses depois estamos em outro mesmo que seja em outro estado (como se dá nos USA),enfim a nossa globalização só serve para sermos mais e mais servis àqueles que detêm o capital e menos a produção,
    Nós ainda precisamos das Leis como proteção dos tubarões poque se com elas verdadeiras atrocidades são cometidas,imagine sem elas e o trabalhador frente à frente com seu patrão que só pensa no lucro.
    Meu amigo,tanto se fez na Argentina que o país foi destroçado,não só pelo dólar mas pela pressão em liberar e globalizar.Pense e se discordar ficarei feliz em poder discutir o assunto e aprender mais.
    Abraços,
    Roberto Bloise