Boa noite, sou casada a mais de 30 anos e a 10 anos oficializei no cartório com comunhão total de bens. Ano passado consegui quitar a dívida de um apartamento que está no meu nome e do meu marido. Temos uma filha e ele tem mais 3 filhos de outro casamento. Gostaria de saber se eu mudar meu regime de comunhão para separação total de bens e após isso transferir o apartamento para meu nome, os filhos dele terão direito sobre o imóvel depois da morte do meu marido?

Respostas

    Cristiano Marcelo

    Cristiano Marcelo Domingo, 10 de maio de 2015, 21h53min

    Na verdade não haverá "transferência" do imóvel, mas sim uma "alienação" da parte dele para você. É isso só ocorrerá, evidentemente, se ele quiser.

    Caso isso ocorra, esse imóvel não irá compor o monte hereditário dele, pois o imóvel será bem particular seu.

    ?

    Desconhecido Segunda, 11 de maio de 2015, 13h52min

    Obrigada, Cristiano. Meu marido está de acordo em fazer a transferência, porque quem pagou o apartamento todo, foi eu. Precisei que ele entrasse com a renda dele para poder tirar um valor maior no empréstimo com o banco.

    Como ele tem filhos de outro casamento, não seria justo esse imóvel entrar como herança.

    Cristiano Marcelo

    Cristiano Marcelo Segunda, 11 de maio de 2015, 16h39min

    O regime de casamento é comunhão de bens???

    ?

    Desconhecido Segunda, 11 de maio de 2015, 19h29min

    O regime está como comunhão de bens, mas não quero que o apartamento entre como herança caso meu marido venha a falecer.
    Por isso tivemos a ideia de trocar o regime de comunhão e após isso, mudar a escritura passando o apartamento para meu nome...