Tenho 25 anos, estudante de mestrado e desempregado. Sou locatário de uma vaga (uma cama) num imóvel onde vivem outros 5 pessoas (estudantes), o locador (que é uma senhora de uns 60 anos) não vive no imóvel. Não possuo bolsa de estudos e quem paga o aluguel são meus pais. Devido dificuldades financeiras com eles, não paguei o aluguel mês passado mas fiquei na cama de um amigo que pagou, mas estava viajando (isso foi acordado entre eu, o locador e meu amigo). O locador hoje informou que se eu não puder pagar esta semana terei que sair. Não ha contrato, pra nenhum dos inquilinos, estou aqui há pouco mais de um ano. Paguei todos os alugueis anteriores, às vezes com atraso (ela estipula o dia 10 como vencimento), mas paguei todos!

Dado que poderei pagar no máximo até a outra semana, ela pode mesmo me expulsar mesmo assim?

Aliás, ela tem o direito de entrar na casa a hora que quer? Ela faz isso toda semana, às vezes estamos saindo do banho. Às vezes ela até entra no quarto acorda algum de nós, caso o aluguel esteja atrasado.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Domingo, 10 de maio de 2015, 23h48min

    Como não há contrato........

    ?

    Desconhecido Segunda, 11 de maio de 2015, 0h08min

    Como assim, Rafael? Ela pode simplesmente me expulsar?

    R

    Rafael F Solano Segunda, 11 de maio de 2015, 13h12min

    Entendi que a cama que um rapaz lhe emprestava não está mais sendo paga, e vc não tem com a dona do imóvel qualquer acordo para permanecer na casa, portanto, ela pode sim exigir que vc saia imediatamente.

    Não importa que não exista contrato escrito, o que vale é o verbal, e se vc não tem autorização para permanecer no imóvel, vc terá de sair.

    R

    Rafael F Solano Segunda, 11 de maio de 2015, 13h13min

    Tente um acordo com a idosa, troque seus serivços (alguma coisa de util) por um tempo dormindo no chão, por ex, pelo menos vc terá um abrigo e a idosa não terá prejuizo ocupando um leito à toa.

    ?

    Desconhecido Segunda, 11 de maio de 2015, 18h59min

    Obrigado pelo esclarecimento Rafael! De fato, pensei que por ter pago um ano de aluguel e ter os comprovantes eu teria algum direito resguardado...

    Obrigado novamente!

    R

    Rafael F Solano Segunda, 11 de maio de 2015, 21h53min

    Nem que tivesse alugado o imóvel inteiro vc teria algum direito há mais, lamento.