Ilustres Colegas

Há um tema interessante, onde a interpretação da norma gera discussões:

Prescreve o art. 487 § 2º da CLT que:

Art. 487 - ...

§ 2º - A falta de aviso prévio por parte do empregado dá ao empregador o direito de descontar os salários correspondentes ao prazo respectivo.

Em face do disposto da CLT, qual o valor base à ser utilizado no desconto do aviso prévio não cumprido caso a remuneração do empregado seja:

a) Salário fixo mais comissões?

b) Salário, adicional periculosidade, horas extras habituais e reflexo repouso semanal remunerado?

Posto isto, a base utilizada seria somente o salário base ou toda a remuneração do empregado que perceberia no decorrer do aviso prévio caso cumprisse?

Respostas

    Mario Ribeiro De Oliveira Neto

    Mario Ribeiro De Oliveira Neto Sexta, 06 de fevereiro de 2015, 20h27min

    Não sou um advogado, porém concordo com o link acima. EMPREGADOR tem o direito de descontar o aviso prévio. Mas para mim, um anula o outro da seguinte forma.

    Se eu trabalhasse, teria de receber o salário normal. Mas como não trabalhei, "salario normal - desconto das faltas". Isso se anula.

    R

    Rafael F Solano Sexta, 06 de fevereiro de 2015, 21h00min

    Por isso que não estando claro na carta de demissão que o empregado autoriza que seja dele descontado o aviso prévio, o empregador não deve fazê-lo e assim deixando passar os 30 dias do aviso prévio a que o empregado está obrigado a cumprir, mesmo que ele informe que não irá cumprir o aviso, afinal, é um direito irrenunciável, o empregado não pode simplesmente abrir mão dele.

    Quer dizer, ele não trabalha e tmb não recebe, mas a quitação da rescisão só ocorrerá dalí a 30 dias.

    Juliana De Oliveira Coloço

    Juliana De Oliveira Coloço Sábado, 30 de janeiro de 2016, 21h45min

    Acho justo o desconto com o acréscimos das verbas que compõe o salário, mais as médias de horas extras, ad not e outros....porém na prática os sindicatos e até fiscais do trabalho não aceitam este procedimento no ato da homologação e ressalvam o direito da restituição do valor descontado além do salário base.

    Outra questão em que não se tem consenso entres os profissionais homologadores, é quanto o desconto do aviso prévio quando o funcionário arruma outro emprego. A maioria deles não aceita o referido desconto alegando que o funcionário teve um "justo motivo", para o fazê-lo...

    Entendi que está seja uma interpretação errada do artigo 487 da CLT., pois um justo motivo, seria a justa causa do empregado contra o empregador.... Em outras palavras, poderia o empregado aplicar " justa causa" ao empregador quando este não cumpre com obrigações de sua condição, como por exemplo, atrasos dos salários, não pagamento do FGTS. É a famosa despedida indireta.

    Mas aqui na minha cidade, os homologadores não entendem desta forma..
    Então penso que o aviso prévio, só se aplica ao empregador, seja quando demite o funcionário, tendo que indenizá-lo, seja quando ele pede a conta de uma hora pra outra, pq arrumou outro emprego, não podendo descontá-lo.Ou seja, a empresa sempre paga...não importa se quem está partindo o desligamento!!!

    R

    Rafael F Solano Sábado, 30 de janeiro de 2016, 22h01min

    O aviso prévio reavido não é um desconto eletivo, ele é previsto e legal. O limite de até 1 salário mensal se aplica aos descontos outros, como adiantamentos, empréstimos e etc. Afinal, a rescisão PODE sair zerada, quer dizer, se o empregado que se demitiu não quis cumprir o aviso e mal completou 1 ano de contrato, seus descontos irão ultrapassar o valor de 1 mês de salário, por obvio, devendo até representar valor negativo, contudo, dele não poderá ser nada cobrado além do saldo dos créditos que tinha a receber.

    O aviso prévio não é matéria para ser pensada, a Lei é clara, ele é direito RECIPROCO, portanto, devida por ambos os lados da relação trabalhista.

    R

    Rafael F Solano Sábado, 30 de janeiro de 2016, 22h04min

    O justo motivo para rescindir um contrato não é PEDIDO DE DEMISSÃO, é Rescisão Indireta. Tanto que o proprio empregador terá de discutir na justiça o seu alegado motivo, se assim dispor o justamente demitido. Do mesmo modo, o empregado que teve motivo para rescindir o contrato deverá forçar a rescisão, isto é, a quitação da rescisão, por meio da justiça

    E na justiça qualquer dos 2 lados que se considerou justificado em suas alegações poderá ter, inesperadamente, a conclusão de que tratou-se de culpa reciproca, quando ambos erraram, ambos deram causa a rescisão. .

    Firmino Netto Martins Vieira

    Firmino Netto Martins Vieira Segunda, 25 de abril de 2016, 15h51min

    Então se eu pedir demissão e não cumpri o aviso prévio o desconto e de todo o salario?

    R

    Rafael F Solano Segunda, 25 de abril de 2016, 21h49min

    Sim, se o empregador não te liberar de cumprir o aviso (prerrogativa do empregador)

    Desconta-se 1 mês de seu salário bruto, no limite dos créditos rescisórios que vc tiver a receber, é claro, a rescisão nunca pode ficar negativa, no máximo poderá ser zerada.