Boa noite, hoje completam 6 meses de pensão atrasadas, já está sendo executada, e o pai da minha filha me disse hoje que está esperando o Sr.João(Oficial de justiça), para receber a intimação e tomarem um café e baterem um papo na casa dele, ou seja, sempre debochando, de mim, da justiça e o pior, da própria filha. Me disse que vai entregar ao oficial ou ao juiz, o comprovante de deposito de R$ 300,00, que fez no dia 01/05, e junto uma declaração pedindo o parcelamento da dívida. -Ele deve hoje, $ 2.400,00, depositou $ 300,00, restam $ 2.100,00, por ter depositado esses $300,00, não vai mais preso? -Ele já está trabalhando registrado desde março, e mesmo assim, continua a não depositar a pensão com os valores, e se nega a dizer onde está trabalhando, pra não ter o valor de 1,25 salários mínimos descontados direto da folha, a juíza não pode intima-lo e perguntar se está trabalhando registrado? -Ele estar trabalhando e estar escondendo isso, não mostra a má fé dele? Mas minha maior dúvida, por ele ter depositado esse valor de 300,00, não vai mais pra cadeia? Pois tenho certeza que se isso acontecesse, ele nunca mais atrasaria um dia a pensão.

Respostas

    wav

    wav Sexta, 15 de maio de 2015, 19h08min

    Vai sim. Ele deve juntar o comprovante desse pagamento no processo, mas não de imediato. O juiz provavelmente mandará intimar você para se manifestar sobre os comprovantes (e sobre a proposta de parcelamento oferecida por ele), e então você poderá falar tudo isso no processo (por meio de petição feita por advogado ou defensor, claro). Depois provavelmente o juiz vai intimar ele para pagar o restante, e se não o fizer, será expedido mandado de prisão civil.

    ?

    Desconhecido Sexta, 15 de maio de 2015, 19h30min

    Obrigada, Vitor Vieira, mas eu até poderia ter feito um acordo antes, mas penso que é muita sacanagem com a filha, estar trabalhando, esconder o local de trabalho pra não ter um valor maior descontado, depositar $300,00, pra fingir que é bom moço e que tem boas intenções. Mas hoje não quero mais acordo não, o aluguel, a energia elétrica, a água, a comida da neném, nada disso é parcelado, e as dívidas que venho adquirindo apesar de serem parceladas, tem um juros lascado.
    Posso pedir para o advogado, pedir para ao juiz que ele comprove que já está trabalhando com registro e está escondendo esse fato?
    Outra coisa, qdo da entrada da execução, ele estava desempregado, então claro que os 3 meses iniciais atrasados, serão calculados em cima do 1/2 salário mínimo, mas e as que vencerem durante a execução e que ele já estava trabalhando? São todas em 1/2 salário mínimo(caso de desemprego) ou 1,25 salários mínimos(caso esteja empregado)?

    D

    Desconhecido Sexta, 15 de maio de 2015, 20h09min

    O aluguel a energia eletrica, a agua nao nao entra na pensao alimenticia

    ?

    Desconhecido Sexta, 15 de maio de 2015, 20h57min

    Lilian, o dinheiro da pensão é para que então?
    A pensão, não é para, Moradia, Alimentação, Lazer, Transporte, Escola e Saúde?

    D

    Desconhecido Sexta, 15 de maio de 2015, 22h06min

    e para remedios, alimentacao, estudo e vestimenta. Lazer, moradia, agua, luz, telefone, internet, gas e obrigacao do guardiao, pois sao gastos que existiriam mesmo que a crianca nao existisse. ah o lazer vai de cada um, pois tem pai que levar a crianca em um parque publico ja e uma forma de lazer, assim sendo nao tem como querer que o outro genitor pague pelas suas escolhas.

    R

    Rafael F Solano Sábado, 16 de maio de 2015, 0h49min

    Se o filho não existisse, a genitora ia morar aonde? Na rua??? Ela por acaso firmou contrato de locação com a criança para cobrar dela moradia, água,luz e condominio? Vai cobrar tmb a Net???

    R

    Rafael F Solano Sábado, 16 de maio de 2015, 0h54min

    Ana, não se esqueça que o sustento do filho deve ser dividido por igual entre os genitores, portanto, se seu filho tem despesas BÁSICAS na ordem de 2,5 salários minimos, então o valor devido pelo genitor está correto. Caso contrário, o pai facil fácil consegue reduzir esse valor.

    O pai poderá quitar as 3 últimas parcelas e, sim, escapar de ser preso, ficando os valores anteriores passiveis de negociação, e pelos quais vc nao vai mais poder executa-lo.

    Se ficar sem receber e quando receber ter apenas 3 parcelas de pensao, sugiro que cheguem a um valor onde o cara possa pagar sem maiores problemas, ficar 6 meses sem dar a pensão sabendo que pode ir pra cadeia não é normal, ele deve ter tido de fato algum problema financeiro. Pare e pense, o que é mais interessante para vc, todo esse desgaste para receber no final tão pouco, ou receber menos (e dentro da realidade da criança, considerando que é somente 50% das despesas que correm por conta do pai) mas receber, sem problemas.

    Tem gente que prefere o sanhaço, o espinho, ......fazer o que?? Cada um se diverte como pode.

    ?

    Desconhecido Sábado, 16 de maio de 2015, 17h29min

    Eu sei lá, eu leio coisas por aqui que me assustam.
    Parece que o correto é ser pilantra e não pagar a pensão e a mãe que se dane pra cuidar de 100% do filho.
    Vi algumas vezes entrevistas de uma advogada que agora não me recordo o nome, que a pensão deve suprir as necessidades da criança:
    Moradia
    Alimentação
    Lazer
    Transporte
    Escola
    Saúde, por isso citei a moradia.

    Onde mora uma pessoa solteira, nem sempre mora uma criança.

    Não vivo de pensão, nunca vivi!

    Só sei que se o "pai" cumprisse sua obrigação, a neném teria uma qualidade de vida melhor.

    ?

    Desconhecido Sábado, 16 de maio de 2015, 17h31min

    Ivone Zeger, também especialista no assunto, criou um macete interessante para quem não quer mais esquecer a divisão, levando em conta as seis principais questões que envolvem a pensão: a palavrinha é MALTES:

    M – moradia;
    A – alimentos;
    L – lazer;
    T – transporte;
    E – educação;
    S – saúde.

    “Então, portanto, na palavra MALTES, significa realmente aquilo que você tem de obrigação quando se pede e quando se paga pensão alimentícia”, explicou a advogada.

    ?

    Desconhecido Sábado, 16 de maio de 2015, 17h57min

    Só pra deixar bem claro, antes de me colocarem como oportunista:
    Na parte da manhã, faço doces pra vender onde trabalho, até um tempo atrás vendia na rua, mas descobriu-se uma deformidade no meu pé e tenho que fazer uma cirurgia, que não posso fazer pois o pai não tem e não quer contato com a filha.
    Das 11 as 17:30hs, trabalho numa creche.
    Das 17:30 as 19;00, trabalho em casa, tomando conta de uma criança da creche que tomo conta na creche.
    Das 19;00 as 21:00, sou a melhor mãe possível para minha filha, banho, jantar, brincar, conversar, contar história e dormir.
    Das 21:00 até a 0:00hs, cumpro com minhas obrigações na faculdade(faço um curso ead, pra melhorar minha condição e não ter que passar pelo que venho passando, inclusive ler o que tenho lido por aqui), e com a casa.

    Então sim, se as vezes minha filha vem com um cupom desconto da escolinha dela de uma peça de teatro, e ela me pede as vezes pra ir, ela tem sim o direito de ir assistir, se ela me pede pra ir ao cinema, ela tem sim o direito de ir, e se ela me pede pra fazer um passeio diferente de ir ao parque fazer pic-nic, ela tem sim o direito de ser atendida, pois ela de segunda a sexta-feira, sai de casa as 06:30 da manha e volta somente as 18:00hs para casa, ela merece sim, AS VEZES(pois nem sempre eu tenho os 50% pra custear seja lá o que for), frequentar passeios, que tem inclusive a ver com CULTURA.

    O pai que vá catar papelão, que vá pegar latinha, que vá vender água no farol, ou que tome vergonha e vá trabalhar, não falta trabalho pra quem quer trabalhar não, o problema é que o cidadão quer escolher, quer cargo de chefia, pois é vergonhoso rebaixar a carteira, pra mim vergonha é deixar a filha na mão, falta de caráter é saber que a mãe(eu) vai dar conta, vai acabar com o resto do pé, mas que não vai deixar a filha sem o básico.
    Não poder dar o valor correto da pensão não é vergonha pra ninguém não, infortúnios podem acontecer a qualquer um, vergonha é NÃO ligar pra saber se $ 100,00 ajudariam eqto não se recoloca no mercado, vergonha e prova de ser mau caráter é ligar pra debochar que está ganhando por volta de 4 mil reais, e que não vai falar onde está trabalhando, pra não ter o valor descontado em folha de pagamento, e que vai continuar a não depositar, pois sabe que não vai preso. E mandar mensagem dizendo que está numa churrascaria tomando Heineken..e como eu não bebo ainda escutar piada, que essa é a cerveja mais cara do lugar.

    Enfim.......tadinho....né....

    Dea Linda

    Dea Linda Terça, 26 de maio de 2015, 18h26min

    É ISSO QUE ELE QUER, TE VER NERVOSA E SE HUMILHANDO ,TUDO QUE VOCÊ TA FAZENDO,