Boa tarde. Estou com uma dúvida sobre o imposto de herança doação e transferência de bens. No ano de 2010 a mãe de criação de um amigo faleceu deixando alguns bens. Estes bens totalizando 70.000,00 (24.000,00 referente de um Apartamento e 46.000,00 em dinheiro). Este valor foi dividido entre o Pai e Avó materna. Eles pagaram o ITCMD e receberam os bens, após isso transferiram o dinheiro e o apartamento para o filho pq o Pai nao reside no Brasil, o filho apenas guarda esse dinheiro para quando o pai voltar poder receber. O filho em sua declaração de IR coloca o valor recebido como doação (este valor esta em sua poupança), porém o fisco esta exigindo que ele faça o pagamento do ITCMD, referente a esta "doação" desde do ano de 2010, esse dinheiro na conta não é dele. Minha dúvida é não seria dupla tributação, sendo que o imposto foi pago assim que o inventario foi feito e que ele só guarda esse dinheiro para o pai que mora em outro país?

Obrigado, tenha um bom dia.

Respostas

    G

    Gabriel Quarta, 20 de maio de 2015, 19h41min

    Infelizmente é complicado escapar disso, porque a doação em dinheiro até não paga IR, mas do ITCMD não dá pra escapar.

    Agora me diga uma coisa, quando o Pai não residente no Brasil transferiu para o Filho os 40 mil reais ele (o Pai) já residia no exterior? Ou antes de ele ir para o exterior ele fez a "doação"?

    G

    Gabriel Quarta, 20 de maio de 2015, 19h43min

    E outra coisa, mais especificamente em que mês de 2010 foi feito essa "doação"?

    ?

    Desconhecido Sexta, 22 de maio de 2015, 12h32min

    Olá Gabriel.
    Não tenho a data correta sobre a transferência, mas sobre a primeira questão o Pai já não residia aqui no Brasil e não tinha conta aqui, por isso o dinheiro foi pra poupança do filho, qdo o pai voltar ele terá q devolver esse valor para o Pai. isso não se caracterizaria um empréstimo?

    Orlando Oliveira de Souza

    Orlando Oliveira de Souza 138804-RJ/RJ Sexta, 22 de maio de 2015, 16h47min Editado

    Por ocasião do óbito ocorre o imposto causa mortis, da sigla ITCMD=Imposto de Transmissão Causa Mortis=quando a herança é repassada aos herdeiros, à razão de 4% sobre a cota de cada descendente ou adotado( do morto), se não houver ascendentes e descendentes, herdam os colaterais; se não houver ainda estes a herança fica jacente, vai para o Estado.A letra "D" da sigla acima refere-se à Doação, mas só se este fato tenha ocorrido sobre o monte mor do espólio, que, cujo donatário, ou doador TERIA QUE PAGAR TAMBÉM o imposto sobre Doação, à razão de 4% sobre os bens e/ou direitos doados ....A legislação in loco dirá de quem é a responsabilidade de pagar o imposto sobre doação - se do doador ou do donatário.Sobre a doação não incide imposto de renda porque se não cairia em bitributação sobre um mesmo fato=duas cobranças...Se o donatário recebeu a doação e depositou o dinheiro em banco ou investiu em outra modalidade de investimento não há mais o que discutir daí para frente porque a doação é feita em cartório, com escritura pública...por ora é isso.Abs.

    Orlando.
    ([email protected]).

    G

    Gabriel Sexta, 22 de maio de 2015, 17h49min

    Bom eu vejo duas saídas para vocês não pagarem o imposto.

    Primeiro levantar a decadência, mas ai teria que saber exatamente a data que foi feita a transferência e analisar bem o caso.

    Agora a segunda opção que eu vejo, é alegar a impossibilidade de cobrança do valor doado por pessoa domiciliada no exterior, uma vez que ainda não edita a Lei Complementar a que alude o Art. 155, § 1º, III, "a". Digo isso porque esse dispositivo prevê que:

    Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre:

    I - transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou direitos;

    § 1º O imposto previsto no inciso I:

    III - terá competência para sua instituição regulada por lei complementar:

    a) se o doador tiver domicilio ou residência no exterior;

    Veja que esse é exatamente o seu caso, pois o doador quando fez a doação já estava domiciliado no exterior. Agora me diga, qual o estado que você mora (ou qual estado está cobrando o imposto)? Porque apesar de tudo essa é uma questão que causa muitas divergências.

    G

    Gabriel Sexta, 22 de maio de 2015, 18h08min

    Agora tem uma outra questão também, tendo por base a legislação aqui de SC o valor cobrado seria de 680 reais. Dai não sei nem se valeria a dor de cabeça.

    ?

    Desconhecido Quinta, 28 de maio de 2015, 13h53min

    Moramos em São Paulo.
    Aqui o ITCMD esta cobrando 4% em cima do valor doado e juros e multa pq isso ocorreu em 2010. O que daria 7 mil de imposto.

    obrigado Gabriel.