1 : Olá , trabalho em uma mercearia e quando fui entrevistado eu perguntei ao gerente se a empresa daria uniforme e ele afirmou que eu receberia após a experiência. Bom , estou a 11 meses na firma e até agora não recebi nada além de prejuizos ( 3 tenis , 2 bermudas , 2 calças e várias camisas desbotadas de tanto lavar ) . Posso pedir reembolso por isso ?

2 : Cubro a folga de outros funcionários quando os mesmos estão de folga ( trabalho durante 2 turnos ) , e como só ficam eu e a moça do caixa , quem vai me cobrir para eu tirar minha hora de almoço ? Ninguém !! E ele não me reembolsa nada por esse "direito" que perco.

3 : Minha carteira foi assinada como Auxiliar de loja , mas faço funções de conferente , repositor , faxineiro , empacotador , açougueiro , dentre outras . Pode isso ?

4 : Durante os feriados , ele paga apenas o valor de uma diária comum . Mas o correto do feriado não seria pagar 100% ? e eu sou obrigado a trabalhar nos feriados ? Ele pode me descontar se eu faltar ?

5 : Meu patrão pode me fazer de marionete e me trocar de turno quando ele bem entender ? Ou será que para ele me trocar de turno , ele tem q ter meu consentimento ?

Sei que são muitas perguntas , mas necessito mesmo da ajuda de vocês , pois estou cansado de ser enganado por quem se acha melhor do que todo mundo ...

Respostas

    R

    Rafael F Solano Quarta, 20 de maio de 2015, 20h30min

    Uniforme não é obrigatório por Lei, somente seu Sindicato poderia impor por meio da Convenção Coletiva, verifique com eles.

    O auxiliar de loja é um faz tudo, lamento informar, ele auxilia em todas as atividades da loja.

    Se trabalhar em dia que seria sua folga ou sendo um feriado o adicional mínimo é de 100% sobre as horas trabalhadas, não é diária, é hora extra. Obrigado a trabalhar na folga não é, mas sendo convocado pelo empregador tem de comparecer ao serviço.

    Não podem mudar vc de turno de repente, tem de avisar 10 dias antes, pelo menos, isso se no seu contrato estiver previstos mudanças de horários.

    Procure seu SIndicato e peça ajuda.