Perspectivas para o direito ambiental
Minha mensagem é muita mais um questionamento do que uma informação. Gostaria de saber, de alguém que trabalha no campo do Direito Ambiental, quais são as perspectivas de crescimento tanto científico quanto no mercado de trabalho para esta área.
Obrigada.
Joyce,
Trabalho na área ambiental e tenho grande tendência a atuar diretamente no Direito Ambiental;
As perspectivas são animadoras, contudo é o mercado de trabalho quem define se o Direito Ambiental será próspero ou não, assim como aconteceu com o turismo(prejudicado pelos recentes ataques terroristas), com a informática e com as telecomunicações;
Posso lhe dizer que a crescente exigência relacionada aos aspectos ambientais tem levado às empresas a obrigação de se enquadrarem nela para que possam ter mercado(trata-se mais da necessidade capitalista que propriamente a consciência para o uso sustentável do meio ambiente);
Em conseqüência disso, as pesquisas são fundamentais e ajudam na busca de novas tecnologias que permitam o uso racional dos recursos naturais evitando a sua degradação, uma vez que somos dependentes destes.
Carlos Abrão.
Carlos,
Obrigada pela reposta. Espero não chatear com mais algumas perguntas. Sempre quis entrar em contato com alguém da área mas não conheço ninguém.
Você ainda está na faculdade então, você atua como estagíário? Qual a sua função?
Tenho me questionado, sem encontrar resposta, em qual seria o papel do operador do direito em relação à questão ambiental, que sabemos, é constantemente ignorada pelos nossos governantes. Em sua opinião, qual é a importância do operador do direito para a questão ambiental? Não consigo visualizar isso, porque nunca trabalhei e o que conheço do direito é essencialmente teórico. Estou no 2º ano da faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso.
E por último: o que mais te atrai nessa área? E o que você não gosta?
Agradeço a atenção, Joyce