Trabalho á exato 1 ano em uma serralheria de ferro. Mesmo sendo ajudante, eu já faço bastante coisa, soldo, dou acabamento, ***** (no caso da pintura) e etc... Só que meu encarregado ficou bolado comigo porque faltei e decidiu me colocar pra limpar a cozinha, banheiro e vestiário da empresa. Eu me senti um pouco mal por ter que executar tais tarefas, no meu ponto de vista isso é trabalho de faxineiro (se eu fosse registrado na carteira como faxineiro, executaria essas tarefas sem problema algum). Limpar (varrer, catar os ferros caídos no chão e etc...) dentro do pátio (ambiente de trabalho) eu até entendo e inclusive faço sem questionar, mas agora, banheiro, cozinha e vestiário já é outra coisa. Minha dúvida é: Eu posso me recusar a executar essas tarefas (limpar banheiro, vestiário e cozinha)? Isso pode ser enquadrado no "desvio de funções"? Existe alguma coisa nas "leis" da CLT falando sobre isso? Lembrando, sou ajudante.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Quarta, 20 de maio de 2015, 19h57min

    Se a empresa for pequena seria tarefa de TODOS colaborar para manter o espaço de trabalho (que inclui banheiro, cozinha) limpo e em ordem.

    Se não é esse seu caso, procure seu Sindicato.

    ?

    Desconhecido Sábado, 18 de julho de 2015, 18h16min

    A empresa é pequena sim. Limpar a área ("pátio") onde ocorre a produção, tudo bem, eu não me nego (e nem posso) a limpar. A minha dúvida fica se existe por lei, alguma coisa na CLT que diz se eu tenho ou não a obrigação de limpar esses lugares que citei no título.

    A

    Amaro Dewes Sábado, 18 de julho de 2015, 20h30min

    Olá ! Em todo o ambiente de trabalho existe aquilo que se chama de bom senso. Veja o que o bom senso, teu interior, te diz e siga isto. Talvez, por ser uma pequena empresa, o bom senso recomenda que todos se ajudem mutuamente a manter todas as instalações de forma adequada a que as possam ser usar de forma saudável por todos os colaboradores. Bater de frente com o patrão, nesta ora de dificuldades de empregos pode não ser um bom negócio. Mais: quem sabe voce dá sugestões para melhorias em todos os serviços e inclusive para a cozinha, banheiro, pátios, etc., Pense nisso.