3º ano do Ensino Médio, colégio estadual, aula de inglês. A professora deixa bem claro, com suas atitudes, de que realmente não gosta de determinadas pessoas da classe, porém, é evidente que ela tem algo a mais do que um simples "não gostar" com 3 pessoas em específico: Maria, Joana e Cassandra (nomes hipotéticos). Hoje, houve um trabalho avaliativo no qual devíamos traduzir um texto e, então, responder a um questionário. Era individual com o auxílio de um vocabulário presente no rodapé da folha. As 3 citadas anteriormente são capacitadas e inteligentes, são aptas à responder a este questionário sem ter de colar uma da outra. Bom, acontece que Joana errou uma escrita e pediu o corretivo emprestado para Maria, que tirou de sua mochila e emprestou à Joana (que tem uma mania de ler os textos sussurrando). Joana agradeceu à Maria com um tom de voz um pouco mais alto, já "escutável" em boa parte da sala e voltou a sussurrar o texto. A professora achando que Joana estava passando cola para Maria através dos sussurros, levantou de sua mesa e foi até as duas e, sem dizer quaisquer palavras, retirou o trabalho das duas e as acusou falsamente de fraude durante o trabalho avaliativo, ou seja, de cola. Maria tentou argumentar com a professora, mas esta não deu ouvidos e disse: "conheço bem a sua laia, estava demorando pra você colar". Novamente, Maria, de forma frustrada, tenta defender seu lado falando a respeito do corretivo, mas é interrompida pela professora que diz, de forma supostamente "irônica", o seguinte: "beijos, Maria. Não está gostando, cai fora.". Maria e Joana foram constrangidas em plena sala de aula, todos os outros alunos ficaram boquiabertos com a situação e Maria ainda teve de segurar as lágrimas, pois realmente se sentiu constrangida - fora o fato de perder a prova e levar um 0.

Eu sou testemunha destas cena, estava sentado na carteira ao lado e achei uma injustiça imensa o que foi feito. Quais as melhores atitudes a serem tomadas? Eu gostaria - e muito - que esta professora fizesse um pedido de desculpas formal na frente de toda a classe, da mesma forma que fez o constrangimento. Como agir?

Respostas

    R

    Rafael F Solano Sexta, 22 de maio de 2015, 1h38min

    Se na execução da tarefa o contato entre alunos deve ser suprimidos (inclusive para evitar tais maus entendidos), lamento, suas colegas não tem como provar que o troca-troca não foi uma flagrante tentativa de fraude. O que muitos alunos não sabem é que a cola é uma fraude, um ilicito.