estão construindo um prédio ao lado da casa do meu pai, e o muro caiu qdo escavaram para fazer o estacionamento, e estão alegando que o muro caiu por não ter fundação. pelo o que me falaram apenas muro de contenção precisa de fundação e não muro de divisória, tentei resolver com eles amigavelmente, mas eles alegam que a culpa não é deles e só faram por cordialidade no final da obra deles, se possível, gostaria que me indicassem que caminho seguir agora, faço um boletim de ocorrência? entro com um processo de perdas e danos? obrigada

Respostas

    R

    Rafael F Solano Terça, 26 de maio de 2015, 14h13min

    Toda parede, tudo que sobe em vertical, ainda mais se tiver extensão, tem de ter fundação se vc quer que ele se mantenha de pé.

    Tente manter uma chapa de compensado em pé sem estar fixada com firmeza ao chão, e verá quão fácil será derruba-la. Muro é muro, ele escora, ele suporta, ele contém, ele não apenas divide. E se ele cair e machucar alguém ou der prejuizo, o dono do terreno ou quem o construiu irá responder civil e penalmente pelos danos causados.

    Para saber o motivo real pelo que seu muro caiu somente um engenheiro poderá verificar apos analisar a situação. Sendo assim, providencie um laudo para poder ter moral e direito de cobrar a eles.