Eu tenho 17 anos, farei 18 em janeiro do ano que vem, eu consegui passar para um intercâmbio promovido pelo governo. Eu moro apenas com minha mãe e meu padrasto, meu pai nunca foi presente, mas eu tenho o numero dele e posso falar com ele quando quero. Ele nunca pagou pensão, nem nada, fazia dois anos que não nos falávamos, até eu precisar de autorização para viajar. Ele concedeu normalmente, não dificultou nem nada, o problema é que eu preciso de muita coisa dele, endereço e etc, toda aquela burocracia, ele precisa ir ao cartório comigo, e a ultima coisa que eu quero é que ele fique incomodado com isso. Ele trabalha e nao pode ficar faltando. E agora eu estou me inscrevendo em outro programa que pede mais coisas ainda relacionadas à ele, e isso me irrita muito, nao quero envolver ele nisso, ele nao tem nada a ver, nunca participou da minha vida e etc... O que posso fazer em relação a isso? O cartório pode me ajudar? Emancipação? Desde já, obrigada.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Quarta, 27 de maio de 2015, 21h50min

    Com 18 anos vc pode, isto é, se conseguir o intercâmbio sem apoio financeiro algum de seus pais.

    Antes de 18 anos nem que a vaca tulsa, só mesmo com autorização DOS DOIS genitores.

    Não se iluda, intercâmbio não é para quem não tem referências ou recomendações, inclusive, a maioria quer garantias financeiras (afinal, é como uma imigração!!!), não é de graça.

    R

    Rafael F Solano Quarta, 27 de maio de 2015, 21h52min

    Para se emancipar tmb tem de ser os 2 genitores, ou vc sozinha indo a justiça, mas lá teria que apresentar já ter uma profissão e um emprego que a sustentasse. Lembrando que depois da emancipação seus pais não lhe deveriam nem 1 copo d'água, nem pensão.