Olá, gostaria muito de tirar uma dúvida que estamos tendo. Meu pai é contribuinte já por 24 anos, sendo trabalhador rural.. Parece que antes um trabalhador rural só podia se aposentar por idade. Mas li q se o trabalhador rural contribuinte a ja chegou a 20 anos, e contribui facultativamente por 15 anos pode se aposentar. Gostaria muito de saber se isso procede, e se isso for verdade, meu pai pode contribuir os 15 anos facultativos (tudo de uma vez agora), que junto com os mais de 20 q ele ja possui, ele podera se aposentar? Agradeço muito se alguém me anjdar.

Respostas

    E

    Eldo Luis Andrade Quinta, 28 de maio de 2015, 8h48min

    Olá, gostaria muito de tirar uma dúvida que estamos tendo. Meu pai é contribuinte já por 24 anos, sendo trabalhador rural.. Parece que antes um trabalhador rural só podia se aposentar por idade. Mas li q se o trabalhador rural contribuinte a ja chegou a 20 anos, e contribui facultativamente por 15 anos pode se aposentar. Gostaria muito de saber se isso procede, e se isso for verdade, meu pai pode contribuir os 15 anos facultativos (tudo de uma vez agora), que junto com os mais de 20 q ele ja possui, ele podera se aposentar? Agradeço muito se alguém me anjdar.
    Resp: Em primeiro lugar o tempo de rural sem contribuição (rural que trabalha em regime de economia familiar denominado pela legislação previdenciária segurado especial) só tem este tempo sem contribuição contado para aposentadoria por tempo de contribuição se este tempo for anterior à lei 8213 de 24/7/19991. Sendo exigidos no mínimo 180 meses (15 anos) de contribuição efetivo para aposentadoria por tempo de contribuição. Em segundo lugar este tempo de contribuição não pode ser pago de uma vez. Tem de ser necessariamente pago ao longo de 15 anos. Não sei a idade dele. Mas se tem hoje 40 anos e 24 anos como segurado especial sem contribuição antes da lei 8213 de 24/7/1991 só aos 55 anos (com no mínimo 15 anos de contribuição) é que poderá obter aposentadoria por tempo de contribuição.

    Leia mais: jus.com.br/forum/472088/tempo-de-contribuicao-rural#ixzz3bQs2Sg99

    ?

    Desconhecido Domingo, 31 de maio de 2015, 22h32min

    Muito obrigado, Eldo. Meu pai já tem 52, pelo que você disse, o jeito é aguardar pela idade mesmo, q chegara mais rápido. Agradecido!!