Meus pais foram casados com separação total de bens. Antes de casarem, ele já tinha o terreno e uma outra casa menor. A casa em questão foi construída quando ambos estavam casados, porém está apenas no nome do meu pai. Ficaram casados por cerca de 15 anos, mas houve separação. Atualmente ele tem outra mulher e meu irmão. Meu pai saiu de casa e tirou móveis, carros, linha telefônica que estava no nome da minha mãe, enfim, vendeu tudo e ficou com o dinheiro. Sofri alienação parental por parte dele por anos. Paguei minha faculdade por 4 anos sozinha. Eu sustento minha casa e minha mãe. Desde criança ele nunca me ligou para perguntar se estou bem, se preciso de algo. Quando pedia alguma coisa sempre dizia "não". Parece que se livrou de mim por uma pensão. Teve um curto período que meu pai dizia (verbalmente) que deixaria esta casa para mim, e outra para meu irmão. Atualmente, voltou a ameaçar que venderá a casa. O juiz permitiu que minha mãe ficasse na casa até sua morte, comigo. Minha mãe tem doenças físicas que a impossibilitam de trabalhar fora. Quero saber por gentileza, se ele pode mesmo vender a casa estando minha mãe viva e se quando eu casar poderei continuar morando nesta casa. Obrigada.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Sexta, 29 de maio de 2015, 0h30min

    "Sofri alienação parental por parte dele por anos."

    Ele jogou vc contra sua mãe??? Ou foi sua mãe que jogou vc contra ele???? Acho que vc não entendeu bem a que se aplica o termo "alienação parental" .

    Pelo o que entendi a justiça está garantindo a SUA MÃE a moradia pelo tempo em que ELA viver. Após isso os que morarem no imovel terão de sair. Ter dito um dia que poderia deixar isso ou aquilo para esse ou aquele, não tem a menor importância. Quando sua mãe morrer, ele pode fazer o que quiser com o imovel, é dele e só dele.

    O fato é que sua mãe tinha direito APENAS a metade dos valores gastos na construção do imovel realizado no terreno de seu pai, assim como metade dos móveis adquiridos na constância da união, só isso. Se quando eles se separaram sua mãe não era idosa e nem enferma, lamento, mas vc não tinha de sustenta-la, ela tinha de buscar o sustento dela, seu pai poderia ter pago pensão por uns meses a ela, só isso.

    Ser pai ou ser mãe não é corresponder ao que o filho imagina ou deseja dele. Seu pai é apenas a pessoa que ele é, ele não tem de ligar para saber como está o filho, se não tem amizade entre as pessoas não tem como manter esse tipo de contato.

    Se ele pagou pensão para vc quando ainda era menor, ele tinha a obrigação de arcar apenas com metade de suas necessidades BÁSICAS, e só. É o que a Lei exige dele, é o que ela garante ao filho. Mais que isso cada genitor dá se quiser.

    ?

    Desconhecido Terça, 02 de junho de 2015, 23h05min

    Sei exatamente o que é alienação parental e era o que realmente ele fazia comigo, porém não conseguia alcançar seu objetivo, porque eu nunca fui alienável.

    Entendo sua posição como advogado, pela lei está correto em dizer que meu pai não era obrigado a me dar mais nada, digo afetivamente. Porém, não vejo nada de humano nisso. Não "lamente" por eu ter sustentado minha mãe, ela merece isso e muito mais. Eu sempre tive orgulho de arcar com minhas despesas, isso é meritocracia.

    Fatos a parte... Agradeço sua boa vontade em responder minha pergunta. Agora fico mais tranquila em relação a algumas coisas.

    Boa sorte.

    R

    Rafael F Solano Terça, 02 de junho de 2015, 23h09min

    Então, Raquel, ele não fez alienação parental, se vc não era criancinha, não era alienação parental, ele apenas expressava o fato de não gostar de sua mãe, só isso.

    R

    Rafael F Solano Terça, 02 de junho de 2015, 23h13min

    O que vc entende como "humano" é algo seu, os demais seres viventes não tem a obrigação de ter a mesma visão e entendimento que vc.

    E quando digo humano, me refiro a pessoas reais, e não a fantasia de faz de conta que mamãe é boazinha e papai é protetor e amoroso. Isso é historinha para criança que o comércio alimenta para vender mais em datas comemorativas. O que existe na realidade são pessoas que são capazes de se reproduzir, e só, mas são apenas criaturas medrosas, inseguras, que não tem certeza de nada, que sequer sabem buscar a propria felicidade, o que dirá de promover (em alguma coisa, pois nem é delas a responsabilidade) de fazer a felicidade dos outros, incluindo as pessoas que se revelam os cidadões que POR ACASO são seus filhos..

    Boa sorte!

    ?

    Desconhecido Quarta, 03 de junho de 2015, 18h12min Editado

    Já ouviu a frase "amai o próximo como a ti mesmo?" Não vou entrar em questões religiosas, mas em questões éticas. Eu nunca disse a idade que tinha, pois certas informações não são relevantes, já que sei muito bem o que é alienação parental. Você não deve ser um advogado, caso contrário deveria prezar pela ética em suas respostas.

    Todo o tempo você colocou palavras em minha "boca". Sim, eu era criança. E também isso não é um site para discussões, apenas para pedir e receber conselhos sobre justiça. Com isso saímos completamente do foco da problemática, que já foi respondida e eu agradeci prontamente, como deveria ser. Eu realmente não compreendo sua atitude em responder uma simples pergunta desta forma.

    Sugiro que você não use caixa alta para responder, pois isso agride o internauta. A caixa alta é utilizada para gritar. E o fato de você não colocar sua foto, não te dá o direito de ser grosseiro em suas respostas. Educação cabe em todo lugar. Talvez eu tenha errado em dar informações em demasia.

    Não estou pedindo a ninguém que me compreenda, nem estou querendo com isso doutrinar a quem quer que seja. Apenas exponho meu ponto de vista que deve ser respeitado, afinal estou praticando a liberdade de expressão que me é inerente. Mesmo que você tenha opiniões contrárias as minhas, eu te respeito.

    Não darei mais nenhuma resposta, mas creio que você queira dar a última palavra. Fique à vontade.