Funcionário público, (área de saúde) em serviço, tem direito a não aparecer em filmagens e fotografias de reportagem? Durante a filmagem pedi para não aparecer, mas os jornalistas me falaram que não tenho esse direito por ser servidor público. Obs: Não há nada que possa denegrir minha imagem na reportagem, eu apenas não gosto de aparecer em filmagens e fotografias.

Respostas

    H

    Hen_BH Domingo, 31 de maio de 2015, 16h46min

    "...os jornalistas me falaram que não tenho esse direito por ser servidor público..."

    Eram jornalistas ou advogados? Cada um tem de ficar na sua! Não há qualquer previsão legal de que o servidor público perca o direito à sua intimidade pelo só fato de sê-lo.

    A questão toda é que se as filmagens e fotos eram feitas em local público, isso por si só não acarreta qualquer direito a danos morais. Mas o servidor não é obrigado a dar entrevistas e nem aparecer em qualquer tipo de material informativo.

    Você poderia sim ter se recusado a aparecer. Quando fossem efetuar as filmagens ou tirar as fotos, bastaria ter se negado a ficar no mesmo ambiente.

  • -1
    ?

    Desconhecido Segunda, 01 de junho de 2015, 11h23min

    O evento aconteceu em um ambiente aberto, (campanha de saúde do governo), então, quando eu percebi que estavam filmando, ja tinham gravado e tirado algumas fotos. Então, se eu saísse do ambiente não adiantaria muita coisa. Quando pedi para não me incluir nas gravações e descartar o que já tinha sido gravado, ele se recusou com o argumento citado anteriormente. Mas mesmo assim, muito obrigado, Hen_BH.