Boa tarde, não sei se vocês podem me ajudar, mas vamos lá. Gostaria de saber se existe alguma lei que obrigue aos alunos de escolas particulares estarem utilizando de fardamento completo? O porque de minha dúvida é que aconteceu o seguinte fato ontem: Minha filha estuda no 6º ano do ensino fundamental. A direção da escola exige que o aluno vá de fardamento completo da escola, ou seja, blusa e calça. Inclusive a farda só vende na escola com preço que eles impõem. Então, fui deixá-la na escola particular onde estuda, no caso ela estava com a blusa da escola e apenas a calça não era da escola, era uma calça jeans, e na entrada nos barraram dizendo que não poderia entrar por causa da calça. Passamos um constrangimento muito grande, pois foi na frente de outros pais e alunos. Além do que impediram de minha filha estudar, sendo que é uma aluna aplicada e quieta na sala de aula. Houve um enorme constrangimento, fora a perda de tempo que tive e gasto com combustível. Gostaria de saber se eles podem fazer isso? Impedir um aluno de entrar na escola por não estar utilizando a calça da escola? Existe lei que ampare está escola? A escola tem que ensinar eu sei, mas também tem que ensinar a ser coerente e a ser compreensivo, pois e se o pai do aluno estiver com dificuldade financeira e não pode comprar outra calça(meu caso)? Se a calça estivesse rasgada ou suja? Se o clima estivesse muito frio, a criança não poderia ir a escola com calça mais grossa, ou agasalho? Por favor me ajudem para que eu não precise mais passar por está situação sem estar amparado. Agradeço enormemente a ajuda. No aguardo de uma reposta.

Respostas

    D

    Desconhecido Sexta, 05 de junho de 2015, 10h00min

    A escola pode sim exigir que o aluno vá devidamente uniformizado (não fardamento) aliás isso consta do contrato firmado por livre escolha entre vc e a escola, até pq foi vc quem procurou a escola para matricular seu filho/a, assim vc estava ciente do regulamento, o transtorno todo foi provocado primeiro por vc que deveria ter feito contato antes com a escola explicando os motivos pelos quais o aluno não poderia estar todo uniformizado.