Edson Luis Schmidt Quarta, 29 de junho de 2005, 0h37min

    Olhá só.......
    Eu tenho uma banda de rock e estou tendo um problema com esse problema porque eu nao tenho muitos recursos para ensaiar nao tenho apoio nenhum a cultura.
    e por esse motivo eu tenho que ensaiar na casa de meus amigos só que nao temos como isolar nosso son e tem uns vizinhos se encomodando com o que eles chamam de barulho.
    nois ensaiavamos todos os domingos das 2hrs da tarde até umas 6hrs.ensaiavamos porque estamos parados por causa desse problema.
    eu queria saber se existe alguma lei que impessa nois de ensaiar nesse horario e como podemos ver a soluçao para nao levarmos uma multa?por que nois ja recebemos uma intimaçao.
    qual seria a soluçao?

    ?

    Marcelo Lima Quarta, 29 de junho de 2005, 17h02min

    Olá! Com relação à poluição sonora é imprescindível entender primeiramente que é crime e como tal pode levar à suspensão de liberdade, tal qual reza o art. 54 da lei dos crimes ambientais - 9605 de 12 de Fevereiro de 1998. Com relação à questão técnica que fundamenta a punição, reportamo-nos à NBR 10151/97 e 10152/97 da ABNT, que estabelece padrões de dispersão sonora. Para se ter uma idéia no caso de igrejas, estas não podem ultrapassar a margem de 55 decibéis de dispersão sonora. Da 6 da manhã às 20:00h o limite é 55, a partir daí 50 decibéis. Daí dá para se comparar o ensaio de banda de rock, por exemplo.
    Ora, uma sugestão é revestimento acústico feito com material próprio como um tipo de espuma apropriado, ou mesmo caixas de ovos afixadas nas paredes do ambiente onde se ensaia. Diminui e muito a dispersão externa.
    É importante ter consciência que a poluição sonora prejudica a saúde dos seres humanos e também dos animais. É, sim dos animais também. Se por acaso a banda de rock for ensaiar numa fazenda onde existam muitos animais ao redor, como, por exemplo, cavalos, bois, vacas, etc e ser comprovado que pelo motivo da dispersão exagerada de som os animais vierem a adoecer, os responsáveis pela poluição sonora podem ser punidos com base na lei acima descrita com fulcro no referido artigo comentado ou mesmo no artigo 32, que versa sobre maus tratos a animais.
    Assim, causar poluição sonora, não nada civilizado!