Meu sogro faleceu e tinha um benefício por doença crônica renal (fazia hemodiálise). A minha sogra dependia dele. Ela continua recebendo o benefício? informaram na época que ele deu entrada, há mais ou menos 18 meses, que a esposa não iria receber nada depois, e pediram pra ele assinar documento abrindo mão do que ele já havia contribuído ao INSS, que era pouco mais de 1 ano, pois sempre trabalhou por conta propria e não contribuia muito, Gostaria de saber se isso é verdade ou se ela pode recorrer ao benefício pra ela?

Respostas

    Walter Gandi Delogo

    Walter Gandi Delogo 39804/MG Terça, 09 de junho de 2015, 19h46min Editado

    Se ao falecer o seu sogro se encontrava em gozo do benefício de auxílio-doença, sua esposa tem sim direito ao benefício da pensão.
    Não procede a informação de que no caso de falecimento do mesmo a esposa não iria receber nada, mesmo porque não era exigida carência (número mínimo de contribuições) para concessão do auxílio-doença decorrente de insuficiência renal (hemodiálise) e do benefício da pensão. A esposa viúva pode procurar o INSS para requerer o benefício, o qual, se indeferido, pode ser objeto de recurso administrativo à JRPS ou processo de concessão junto a Justiça Federal.

    A

    Armando Terça, 09 de junho de 2015, 19h57min

    Henrique Nunes//
    Entendendo que Vc quis dizer Aposentado por Invalidez,e não "aposentado por por Auxílio doença" se for isso, este, quando falece gera Pensão por Morte aos seus dependentes.
    Sds. cordiais
    Armando

    Walter Gandi Delogo

    Walter Gandi Delogo 39804/MG Terça, 09 de junho de 2015, 20h11min

    O auxílio-doença concedido no caso de doenças que isentam o cumprimento de período de carência, como é o caso de insuficiência renal crônica (hemodiálise), também gera direito à pensão, respectivamente.

    R

    Rafael F Solano Terça, 09 de junho de 2015, 23h54min

    Henrique, acho que o que o sogro recebia era o LOAS, se fosse algum beneficio previdenciário devido a segurado fatalmente a esposa, então viuva, teria direito.