Meu sogro faleceu e tinha um benefício por doença crônica renal (fazia hemodiálise). A minha sogra dependia dele. Ela continua recebendo o benefício? informaram na época que ele deu entrada, há mais ou menos 18 meses, que a esposa não iria receber nada depois, e pediram pra ele assinar documento abrindo mão do que ele já havia contribuído ao INSS, que era pouco mais de 1 ano, pois sempre trabalhou por conta propria e não contribuia muito, Gostaria de saber se isso é verdade ou se ela pode recorrer ao benefício pra ela?

Respostas

4

  • 0
    Walter Gandi Delogo

    Walter Gandi Delogo 39804/MG Terça, 09 de junho de 2015, 19h46min Editado

    Se ao falecer o seu sogro se encontrava em gozo do benefício de auxílio-doença, sua esposa tem sim direito ao benefício da pensão.
    Não procede a informação de que no caso de falecimento do mesmo a esposa não iria receber nada, mesmo porque não era exigida carência (número mínimo de contribuições) para concessão do auxílio-doença decorrente de insuficiência renal (hemodiálise) e do benefício da pensão. A esposa viúva pode procurar o INSS para requerer o benefício, o qual, se indeferido, pode ser objeto de recurso administrativo à JRPS ou processo de concessão junto a Justiça Federal.

  • 0
    A

    Armando Terça, 09 de junho de 2015, 19h57min

    Henrique Nunes//
    Entendendo que Vc quis dizer Aposentado por Invalidez,e não "aposentado por por Auxílio doença" se for isso, este, quando falece gera Pensão por Morte aos seus dependentes.
    Sds. cordiais
    Armando

  • 0
    Walter Gandi Delogo

    Walter Gandi Delogo 39804/MG Terça, 09 de junho de 2015, 20h11min

    O auxílio-doença concedido no caso de doenças que isentam o cumprimento de período de carência, como é o caso de insuficiência renal crônica (hemodiálise), também gera direito à pensão, respectivamente.

  • 0
    R

    Rafael F Solano Terça, 09 de junho de 2015, 23h54min

    Henrique, acho que o que o sogro recebia era o LOAS, se fosse algum beneficio previdenciário devido a segurado fatalmente a esposa, então viuva, teria direito.

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.