Olá participantes desse fórum de debates! A minha dúvida é a seguinte: o que fazer no caso de uma senhora possuir a vários anos um papagaio o qual é criado por ela desde pequeno?Essa pessoa poderá vir a ser responsabilizada judicialmente?O que fazer para evitar isto, qual procedimento?Pode ser pedida alguma licença?É muito complicado? Agradeço a quem puder me responder.

Respostas

    ?

    Carlos Abrão Quinta, 28 de julho de 2005, 13h49min

    Prezada Silvana,

    O órgão ambiental IBAMA é o competente para dirimir suas dúvidas.

    Carlos Abrão.

    ?

    Greice Terça, 06 de setembro de 2005, 15h39min

    Bem, já aconteceu isso aqui na cidade.

    A indiciada teve o processo arquivado, visto o dispositivo legal presente no art 32, §2, da Lei 9605/98. Entretanto, a ave era mantida em cativeiro sem licença, assim a polícia ambiental depositou a ave no zológico da cidade. Ela foi absolvida da multa, mas não teve a guarda da ave.

    Recorrendo a execução do projeto de um cativeiro, assinado por algum profissional competente, futuramente ela poderia entrar com pedido de licença junto ao IBAMA, e tentar reaver a Ave. Porém, penso que isso é um dispositivo muito difícil de ser efetuado com sucesso. Ela poderia então vir a dquirir outra ave legalmente, e inscrever seu cativeiro na categoria de "hobby".

    Se souber um jeito hábil de ela reaver o papagaio, entro em contato.

    Um abraço.

    ?

    Volmir Quarta, 14 de setembro de 2005, 8h39min

    Ola Silvana.
    Quanto ao Papagaio, ele pode ser devolvido para a pessoa, se ela se dirigir ao IBAMA ou órgão competente na sua cidade e solicitar para que permaneça no local onde hoje vive, tornando a pessoa que possue sua posse atualmente como fiel depositária do papagaio.
    Em fazendo isso a mantenedoura do animal se exime das da pena imposta pelo art 32 da Lei Fed. 9605/98 e sua respectiva multa administrativa do dec Fed 3179/99.
    Pode ainda alegar a longe convivência do animal, na família.
    Salvo se na sua cidade existir zoologico adequado para receber o animal.
    Seria isso sobre o fato.
    Volmir

    ?

    silvana Segunda, 19 de setembro de 2005, 16h16min

    Apenas com referência a questão queria deixar um esclarecimento.A pessoa que possui o papagaio ainda tem a sua posse, o que ela teme é que algum dia possa chegar ao conhecimento de alguma autoridade competente tal fato e ela o perder e ainda ser penalizada.
    Desse modo gostaria se pode ser tomada alguma medida preventiva para evitar isso, para que ela possa ficar tranquila, ela quer obter uma licença.Isto é possível, como proceder?