Sou concursado pelo regime estatutário pelo governo do Estado e agora fui aprovado em um concurso federal pelo regime CLT. Eu gostaria de pedir licença para interesse particular, sem vencimento, e assumir o novo emprego. A empresa celetista exigiu que eu peça exoneração para, em seguida, assinar minha carteia. É constitucional esta exigência?

Respostas

    H

    Hen_BH Segunda, 15 de junho de 2015, 11h48min Editado

    Ainda que não haja recebimento de vencimentos no cargo licenciado, a acumulação é ilícita (salvo as exceções constitucionais).

    Isso porque o servidor público, mesmo licenciado, mantém o vínculo com o Ente para o qual prestou concurso. E é a existência do vínculo (e não o recebimento de salários) que acarreta a incompatibilidade para assumir outro cargo/emprego.

    Desse modo, se você não estiver enquadrado nas exceções constitucionais, ainda que em licença sem vencimentos, não pode assumir outro cargo/emprego público.

    O

    Osmar Barreto Segunda, 15 de junho de 2015, 14h29min

    Obrigado Hen

    O

    Osmar Barreto Segunda, 15 de junho de 2015, 14h33min

    Você sabe dizer qual lei/decreto tem essa informação?
    Grato