Meu pai comprou uma casa em 1991 ano em que eu nasci, ele conseguiu pagar até certo tempo depois ficou desempregado. Lá pra 1999 ele arrumou uma mulher e ela foi morar na casa com ele, em 2007 meu pai faleceu e minha mãe foi na caixa pra resolver a situação, quando ela chegou lá disseram que o que ele devia pra frente morreu junto com ele, porém o que ele não pagou nesses anos todos desempregado 'EU/MINHA MÃE' teria que pagar pra quitar a casa, e ter direito a essa única herança. Na época que ele morreu a dívida estava em 10 mil, só que minha mãe não tinha o dinheiro pra quitar ai ela deixou pra lá, e também pra evitar briga com a outra mulher.

Hoje sou maior de idade, fui na caixa com todos os documentos dele e vi que a casa ainda não foi leiloada e ainda tenho direito de quitar. Sendo que estou com medo de fazer dívida e depois a mulher que AINDA está morando na casa venha querer brigar pela casa.

Preciso de uma orientação antes de quitar a casa, pois não posso quitar e depois ter que dividir com ela, eu tomaria um prejuizo enorme nesse caso preferia deixar ela morando lá até a CAIXA levar a leilão. Devem se levar em consideração: -Sou filho único dele. -Não tenho casa ou nenhum outro bem no meu nome. -Se eu quitar a casa que hoje está no valor de 17 mil, o documento de quitação sai direto da caixa para minhas mãos em meu nome. -A 'mulher' que mora lá tem casa em outra cidade, ela só mora lá por ser centro da cidade. -A casa foi comprada junto com minha mãe, quando eu era novo, porém ela não assinou nada. -A 'mulher' não casou no papel com ele.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Segunda, 15 de junho de 2015, 15h05min

    A então companheira dele teria direito aos valores pagos durante a união deles, mas tmb teria de dividir as dívidas, é o que determina o regime automático da união estável mesmo sem que eles tenham firmado contrato.
    Proponha que ela desista da parte dela no bem e assim vc assume a dívida que seria dela, ela pode ceder a vc.

    Procure a Defensoria Publica e peça orientação..