Contratei um advogado para fazer minha separação e divisão dos bens que eu tinha com.meu ex-marido. Inicialmente eu solicitei divisão do valor de uma apartamento que está financiado, quitado ele custaria em torno de R$200.000,00. Porém a juíza entendeu que eu teria direto apenas ao valor das parcelas que foram pagas enquanto estávamos morando juntos e o valor que ela definiu que eu teria direito foi de 23.000. Eu aceitei o acordo pq meu ex entrou c uma reconvenção de danos morais por um financiamento q ele era meu fiador em q ele provavelmente ganharia e eu acabaria sem receber nada e ainda pagando os honorários de sucumbência. Enfim, no contrato o advogado pediu 10% de honorários, que seriam 2.300,00 mas agora ele veio c uma conversa que eu aceitei um acordo em q o valor era abaixo dq ele achava q eu receberia e então disse q eu tenho q pagar 8.000,00 mas isso é qse 40% dq eu tenho a receber. Isso está certo? Ele pode mudar o valor assim mesmo estando em contrato? Eu concordo que ele cobre a mais por me defender na reconvenção mas achei esse valor abusivo.

Respostas

    Walter Gandi Delogo

    Walter Gandi Delogo 39804/MG Quinta, 18 de junho de 2015, 19h59min

    O valor que você tem a pagar relativamente aos honorários da ação de separação é de R$2.300,00. Agora, quanto aos honorários no valor de R$8.000,00, se não consta do contrato, deverá ser o decorrente de acordo entre as partes, e incidente sobre o valor da vantagem que lhe trouxe na ação de reconvenção por danos morais proposta contra seu marido. Se a vantagem decorrente do respectivo acordo foi de valor superior a R$80.000,00, o valor dos honorários é satisfatório e razoável.

    ?

    Desconhecido Quinta, 18 de junho de 2015, 20h32min

    Na verdade a reconvenção foi extinta qdo foi aceito o acordo sobre o valor do apartamento ao qual eu teria direito. O pedido de indenização era de 20.000,00 mas a juíza disse q se eu e meu ex entrassem em acordo ela encerraria a ação e a reconvenção seria extinta pq no acordo eu me comprometi a regularizar as parcelas em atraso do financiamento q era o total de 3.000,00. Então ficou acordado q ele apenas me pagaria os 23.000,00 mas o advogado disse q eu teria q pagar os 8.000 pq no início ele achou q eu teria direito a pelo menos 100.000 mas como no acordo o valor foi menos, ele achou q ficou pouco. No caso da reconvenção não foi feito contrato à parte então acredito q valeria os mesmos 10% do contrato anterior. A quem posso recorrer se ele me pressionar a pagar este valor de 8000?