Olá! Estou me preparando para aposentar daqui a 4 anos (terei 47 anos e 30 anos de contribuição). Hoje tenho 14 anos de contribuição como autônoma e 12 anos como professora. Existe algum cálculo proporcional, considerando que professor tem direito com 25 anos de contribuição?

Respostas

    G

    Gusthavo Carvalho Segunda, 22 de junho de 2015, 9h08min

    Você teria direito a 25 anos somente se todo o tempo contributivo fosse como professora, mas quando se quer juntar tempo de contribuição infelizmente se perde essa vantagem. Então você só vai poder se aposentar com 30 anos de contribuição, e sobre incidência do fator previdenciário que é obrigatório para aposentadoria por tempo de contribuição. Portanto presumo antecipadamente que você vai perder muito na sua aposentadoria por conta de sua idade. Espero ter ajudado, boa sorte!

    ?

    Desconhecido Segunda, 22 de junho de 2015, 19h03min

    Obrigada pela resposta. Quando eu tinha 16 anos pareceu bom contribuir para a previdência. Atualmente eu só começaria a contribuir depois dos 30 anos. Mas daqui a 4 anos resolvo o que será.