Advertência injusta

Há 20 anos ·
Link

Um funcionário recebeu uma advertência injusta, responsabilizando-o por algo que não cometeu. Ele é médido e um colega de sua equipe teve um problema durante a cirurgia e está sendo responsabilizado, inclusive criminalmente. Ocorre que o meu cliente recebeu a punição somente porque era da mesma equipe e estava de plantão no dia do fato, porém não teve nenhum contato com o paciente. O responsável pelo ocorrido já o isentou de culpa, porém o Hospital está irredutível. Ele recusou-se a assinar a advertência, pois tem plena consciência de que é arbitrária e injusta, podendo inclusive prejudicá-lo futuramente. O que fazer nesse caso? Posso mover ação na Justiça do Trabalho? Qual o nome dessA ação? AGRADEÇO A AJUDA.

17 Respostas
Wagner Santos de Araujo
Advertido
Há 20 anos ·
Link

A questão é: embora esteja na mesma equipe ele estava na sala atendendo ao paciente?

Porque no segundo caso, não caberia ele alertar o colega do procedimento incorreto?

São perguntas que devem ser respondidas, antes de se mexer no abelheiro.

Se ele entende ter razão, pode fazer a reclamatória postulando a declaraçao da improcedência da advertência. Mas isso será que não lhe custaria o emprego?

Márcia
Advertido
Há 20 anos ·
Link

Agradeço a sua atenção e esclareço o seguinte: o meu cliente (médico anestesista) estava de plantão, juntamente com sua equipe, porém não teve nenhum contato com o paciente, que foi atendido pelo seu colega antes e durante o procedimento cirúrgico. Quem cometeu o erro, na verdade, foi o cirurgião, porém o anestesista (de sua equipe) também foi responsabilizado, pois estava na sala de cirurgia. O meu cliente, no entanto, não viu o paciente uma única vez, tendo sido advertido somente por ser da mesma equipe e estar de plantão, fato com o qual não concorda e repudia, pois não pode ser penalizado por uma conduta de outrem. A minha dúvida é quanto ao tipo de ação que deve ser proposta, ou se devo tentar algo na esfera administrativa. Reitero meus agradecimentos à sua atenção e boa vontade.

Wagner Santos de Araujo
Advertido
Há 20 anos ·
Link

Quem sabe tenta antes fazer um pedido de reconsideração à administração, explicando os fatos.

Após, se não tiver sucesso, faça uma reclamatória comum, postulando a declaração de improcedência da advertência. Não há no momento condenação à empresa, mas declaração de que o ato é injusto e incorretamente aplicado.

maitresse
Há 15 anos ·
Link

Meu esposo recebeu uma advertencia por algo que nao cometeu . A advertencia foi aplicada por um gerente e no momento da suposta falta estava ao lado de um inspetor . O inspetor informou ao meu esposo que esta ciente da inadequacao da advertencia pois ele presenciou o fato.Porem o gerente insistiu na advertencia . Ha 2 anos meu esposo vem tentando se desligar da empresa , ate pq sua saude tem piorado muito desde que entrou la . Porem nao quer pedir demissão devido ao tempo que ja tem lá . Em outubro de 2009 ele conversou com este mesmo gerente ( da advertencia) solicitando um acordo com a empresa . em julho de 2010 ele entrou de ferias , sendo solicitado a conversar com a gerencia ..ao chegar la o gerente estava com todos os papeis de acordo prontos , sendo que a esta altura meu marido nao tinha mais interesse no acordo pois sendo motorista de coletivo ele ao entrar na empresa entra como junior , recebendo valor bem abaixo do motorista profissional . sendo que tanto o jr qto profissional tranbalham nas mesmas condicoes , sendo o jr obrigado a acumular a função de cobrador . A promoção a motorista profissional , segundo regras da empresa , se da em ate 2 anos completos como jr . Meu marido tem 4 anos de empresa , e ainda e motorista jr devido a afastamento por licenca medica e tb por ter sido deixado pra tras na lista de promoçoes por ter ficado em licenca . No momento atual so ha duas opçoes para a empresa : manda-lo embora ou promove-lo . Nos dois casos , isso gera onus para a empresa , por isso tentaram fazer com que ele assinasseo o acordo , pois assim o unico a perder seria meu marido ...Com a negativa dele , vejo esta advertencia forjada como uma forma de perseguição ...e temo ate que estejam preparando uma justa causa para ele ...O que podemos fazer ? Pensei em falar com um advogado e solicitarmos a dispensa indireta pois o gerente pressupoe desonestidade do meu marido , mas nao sei se e a melhor atitude a ser tomada . me ajudem , por favor !

maitresse
Há 15 anos ·
Link

Em menos de 1 mes o mesmo gerente aplicou outra advertencia inusta , dessa vez ele alega q meu marido , que e motorista de onibus , deixou passageiro na rua ( !!! ) . outra vez meu marido nao assinou . Isso pode caracterizar persegução e assédio moral ? O que devemos fazer ? Se alguem puder indicar um bom advogado trabalhista no RJ ou Niteroi ...

Obrigada !

Sammantha_
Há 15 anos ·
Link

A dona da empresa onde eu trabalho me pediu para avisar um de seus profissionais autonomos para assinar um documento, porem eu ja ia sair para o meu intervalo e então informei ao meu supervisor na frente de mais dois colegas de trabalho que ela havia solicitado isso e pedi que eles o informassem disso. Quando voltei do intervalho eu nem lembrava mais disso e ninguem me informou se tinha avisado ou não. Mais tarde a dona da empresa me liga perguntando porque o profissional não foi assinar o tal documento, eu informei que como tava saindo pro intervalo falei pro pessoal enclusive o supervior e tudo o que ja escrevi anteriormente. No dia seguinte o meu supervisor traz uma advertência que eu acabei assinando. Comunicando que eu cometi uma falta por não ter avisado o tal proficional causando prejuizo pra empresa. No caso se eu "repassei" a tarefa pra outros porque no momento eu não podia fazer eu entendo que mesmo me esquecendo eu não prejudiquei a empresa pois outras pessoas tambem sabiam que isso deveria ter sido feito inclusive o meu supervisor. Nesse caso eu poderia abrir um processo pra cancelar essa advertência, ou punir a empresa por ser injusta comigo?

R. N. S.
Há 12 anos ·
Link

se levar uma advertência que considero injusta mas que por causa da mesma implique que em recrutamentos internos seja tendenciosa para que não consiga o cargo almejado como devo proceder?

SulaTeimosa
Suspenso
Há 12 anos ·
Link
      1. 25/08/2013 11:41 se levar uma advertência que considero injusta mas que por causa da mesma implique que em recrutamentos internos seja tendenciosa para que não consiga o cargo almejado como devo proceder?

Como é?????

A principio, nenhum empregador é obrigado a promover qualquer empregado.

Para a advertência ser injusta é necessário que se prove nada ter haver com o evento que ensejou a indisciplina pela qual se é advertido. Cada empregador tem a prerrogativa de impor as regras de conduta dentro da empresa, o que faz que o que é injusto numa empresa não seja em outra.

Como diz o ditado, os incomodados devem se mudar ao invés de impor seus pontos de vistas. Todos são livres para se demitir.

Elisete Almeida
Advertido
Há 12 anos ·
Link

Está tudo dito pela Sula.

R. N. S.
Há 12 anos ·
Link

Meu trabalho é em uma portaria e, para que eu conseguisse levar a cabo o meu trabalho com profissionalismo e pudesse prestar o serviço de qualidade para a empresa, em um momento de pico do trabalho onde, humanamente era impossível fazer tudo a contento pois tinha que fazer cadastramento, atender telefones, controlar entrada e saída de caminhões e ainda ter que passar crachá para as pessoas transitarem o tempo todo, preferí cumprir o meu dever mas para que isso acontecesse tinha que desligar um equipamento para controle de acesso. Existe além da portaria onde trabalho uma outra onde estão os vigilantes. Este equipamento está ali não entendo bem o porque pois o controle de fluxo de pessoas deveria ser feito por vigilantes, ou seja, ou deveriam todos passarem pela outra portaria ou então termos um vigilante em nossa portaria para controlar o fluxo que existe em nossa portaria. Várias foram as reclamações que fizemos a esse respeito e nada se fez até que um dia esquemos o equipamento desligado. Tudo bem, caberia até uma advertência verbal pois, fizemos sem consultar, no entanto, avisamos várias para que se arrumasse uma outra forma e ninguém nos deu ouvido. Além de tudo não consta controle de fluxo no documento da empresa onde mostra quais atividades a serem exercidas por nós, também esta atividade é exercida pelos vigilantes. Além disto, como disse, era apenas em período de tempo relativamente curto e havia um necessidade de força maior que era o desempenho daquilo a qual fui contratado e portanto, não era algo que acontecia o tempo todo e todos os dias e sim apenas em alguns dias e em determinados horários onde se fazia realmente necessário. E isso não era algo novo para empresa, a diferença é que assumiram outras pessoas na empresa que não estavam a par dos acontecimentos. A situação é complicada porque, na verdade, nós tomamos a advertência por colocar em primeiro lugar a nossa função e ter desligado um equipamento que estava atrapalhando o desempenho da mesma e que, ou deveria ter um vigilante para passar o crachá ou então não estar lá e sim na outra portaria, de qualquer forma, não desligaríamos o mesmo se ele não estivesse alí ou se houvesse um vigilante para o controle de fluxo. O próprio supervisor reconheceu que fomos vítimas de uma situação que não está dentro dos padrões ao qual eles almejam mas que não deveríamos ter tomado a decisão por nós mesmos, mas como já disse, foram alertados e não tínhamos mais a quem recorrer já que achavam que deveríamos ser nós. Quanto a questão em que falei a respeito do recrutamento interno é que eles abrem vagas para os funcionários que fazem uma prova e depois há a avaliação do histórico. Se recebo uma advertência, posso esquecer de querer concorrer pois quando analisarem meu histórico constará a advertência e mesmo que tenha saído bem melhor que outros na prova, serei eliminado no histórico por ter levado a advertência. Entenda bem, não estou reclamando da advertência, apenas estou dizendo que uma advertência verbal teria sido de muito bom tamanho pois somos pessoas profissionais e levamos muito a sério o que fazemos e com certeza, depois deste episódio isso nunca mais iria acontecer mesmo porque só depois disso é que a empresa está começando a se mobilizar para nos tirar este encargo que não faz parte de nossas funções. Enfim, pelo que já lí a respeito, essa advertência poderia ter sido tratada de outra forma menos rigorosa e menos prejudicial ao meu histórico profissional.

Thayná Aguiar
Há 12 anos ·
Link

recebi uma advertência que achei injusta. Eu trabalho em uma empresa de fast food ,e a minha advertência foi por que eu estava trabalhando sozinha em um quiosque de sorvete e tive que abandona-lo para informa a loja que fica no primeiro piso que o sorvete do quiosque tinha acabado e que muitas outras coisas também ,eu cheguei na loja e disse que estava sem sorvete e pedia para que minha supervisora pedisse alguém para levá-lo já que só saco de mix e muito pesado ,e eu estava menstruada e iria sentir muitas cólicas se carregasse muito peso ,ela mandou eu levar mesmo assim e nas palavras dela "disse que menstruação não e doença,e que todos estavam muito ocupados",eu disse que não iria leva-lo e se ela quisesse eu a rendia para que ela levasse para mim ,ela disse que não iria então eu disse que iria esperar no quiosque alguém levar o saco de sorvete ,após separar todos os itens restante e levá-los para o quiosque eu continuei meu expediente ate o final as 00:00 pois estava dobrando ou seja trabalhando desdas 12:00 .Ao final do expediente desci do quiosque e ela venho me informa que levei uma advertência ,eu não li o papel e ela nem me enformou do que se trata ,eu disse que não iria assinar e ela pegou a assinatura de outros 2 colegas de trabalho,eu sou menor de idade e gostaria de saber como prosseguir com esse caso devo processar a empresa ou realmente estava errada sobre esse assunto?

Cardeal
Há 12 anos ·
Link

Thayná Aguiar;

O trabalho do menor é permitido em circunstâncias peculiares, porém, sempre com a participação dos responsáveis, o que não é o objeto da discussão;

Quanto a advertência, ela foi correta, ainda que desumana (nenhum empregador ou preposto com cargo de direção é humano),

quando você se nega assinar a advertência pode ser solicitado a assinatura de 02 testemunhas em substituição à sua, assim, seus colegas assinaram;

mas, você mesmo não apondo sua assinatura, terá direito a uma cópia da mesma, principalmente se você precisar questioná-la (como pretende), será necessário;

existe no direito a permissão de que o empregador "crie" suas regras internas e possa "disciplinar" seus funcionários pelo descumprimento destas, originando aí uma das modalidades da demissão por justa causa.

Espero ter ajudado

Dos Santos JH
Há 11 anos ·
Link

Assinei uma advertência totalmente injusta porque alegaram que não fiz a limpeza no meu setor de trabalho. Foi o seguinte fui designado a fazer uma atividade anteriormente um dia após o fato ou seja no ( sábado ) e no domingo fui fazer a atividade designada a mim, só que estavam precisando de uma pessoas para fazer outra atividade , ao me deslocar da minha primeira e fui imediatamente fazer atividade que estava sendo mais necessária para ocasião ao terminar essa atividade , FUI fazer a limpeza da minha primeira atividade para entregar o meu turno devidamente correto !!!Ou Seja fiz ambas as atividade .... Outro funcionário não viu que eu já tinha feito a limpeza e foi contar para o SUPERVISOR responsável do plantão NOTURNO que estava dormindo durante o seu turno não cumprindo com sua designada função que é supervisionar. Detalhe o SUPERVISOR NOTURNO nem foi olhar se eu tinha feito a Limpeza e imediatamente mandou o e-mail para o o RH - Departamento Pessoal informando o que o RH, me punir com ADVERTÊNCIA.

Posso mover ação na Justiça do Trabalho? Qual o nome dessa ação? AGRADEÇO A AJUDA.

CIBELE LUNETTA
Advertido
Há 11 anos ·
Link

Dos Santos JH,

Há câmeras no trabalho? Há testemunhas de que você exerceu as duas atividades? Porque fofoca não é motivo para aplicar advertência.

Você conversou com o seu supervisor, explicando o que aconteceu (que, na verdade, você executou dois serviços, inclusive o de limpeza)? Ele se negou a retirar a advertência?

Saudações.

Dos Santos JH
Há 11 anos ·
Link

Há câmeras sim, e também a testemunhas ( 02 ) que inclusive chamei as 02 para confirmarem na frente do Gerente de produção que é meu superior e do Supervisor também e eles confirmaram que esta tudo certo .. ou seja limpo.. , e ele me disse que vai perguntar amanhã, o que está acontecendo. E não conversei com meu Supervisor pois isso foi no turno da noite de sábado para domingo , e agora estou no turno do dia . e fui chamado hoje terça-feira pra assinar a advertência.

O que aconteceu foi o que disse, o supervisor não cumpriu o seu papel que era supervisionar e de sua belíssima sala com ar-condicionado foi na conversa de outro funcionário que não viu a execução das atividades gerando todo esse mal-estar... O que Faço???

drwmenezes
Há 11 anos ·
Link

Quando a empresa aplica uma advertência no empregado e o mesmo se recusa a assinar a advertência e ainda quando outros funcionários se negam a assinar como testemunhas, o que fazer?

Fernanda andrade
Há 11 anos ·
Link

Boa tarde, gostaria de tirar uma dúvida por favor. Fui advertida na descrição consta a ocorrência desídia. Trabalho em uma clinica de oftalmologia, agendo cirurgias. Em um certo dia fui almoçar e a líder da recepção disse a gestora que a paciente havia reclamado de mim para o Dr. porque estava demorando para retornar do almoço. Então perguntei ao Dr. se o fato realmente havia acontecido e ele me informou que não, que nenhuma paciente havia feito nenhum tipo de reclamação. A gestora aplicou a advertência dizendo que seria então pelo atraso do horário de almoço que segundo a líder da recepção informou a ela que eu teria atrasado. Porém no meu ponto esta o horário correto. Como devo proceder? Será que esta punição esta correta? Aguardo resposta Desde já agradeço

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos