Tenho uma ação no juizado especial cível e o Juiz deu a sentença em meu favor (condenou o réu a pagar R$ 3000,00) e já decorreu o prazo de recurso. Gostaria de saber o que acontece daqui por diante? e como é feito esse pagamento? há perspectivas de receber logo, ou isso ainda vai demorar?

Respostas

    D

    Desconhecido Terça, 23 de junho de 2015, 20h43min

    Em geral, na sentença o Juiz informa o prazo que a parte tem para pagar e esse prazo começa após o trânsito em julgado da sentença. Também na sentença o Juiz deve ter informado o prazo que você tem para manifestar seu interesse no cumprimento da sentença se, decorrido o prazo, não houver pagamento espontâneo.

    Os próximos passos então seriam: a declaração pelo Juízo do trânsito em julgado e início do prazo para pagamento.

    Se houver o pagamento, você será intimado para conhecimento e levantamento do valor.

    Você não será comunicado caso não aja o pagamento espontâneo então talvez seja prudente a apresentação de petição manifestando desde já seu interesse no cumprimento da sentença, caso não haja o pagamento espontâneo. Você deverá incluir cálculo do valor devido, considerando o que o Juiz também determinou na sentença.

    Se tiver dúvidas, procure a Secretaria da Vara ou os núcleos de assistência judiciária normalmente existentes nos Fóruns.

    Se vai demorar ou não, vai depender da outra parte.

    Felicidades!