Eu possuo um parente próximo, e ele trabalha em uma firma, porém também trabalha com a fabricação de telas e molduras. Devido ao trabalho na firma, é impossível se dedicar as telas. O problema está no tempo de aposentadoria, os "anos de contribuição", recentemente, ele descobriu sobre as micro-empresas, mas tem receio de abrir uma, pelo fato de ter de trabalhar ainda mais tempo para poder se aposentar, a dúvida então é: É possível abrir uma micro-empresa sem perder os anos de contribuição no outro trabalho? Caso não, ainda há alguma garantia de aposentadoria, no caso dele atingir uma idade mais avançada? Aceito também esclarecimentos em relação a aposentadoria e a criação de micro-empresas.

Respostas

    E

    Eldo Luis Andrade Segunda, 29 de junho de 2015, 16h07min

    Eu possuo um parente próximo, e ele trabalha em uma firma, porém também trabalha com a fabricação de telas e molduras. Devido ao trabalho na firma, é impossível se dedicar as telas. O problema está no tempo de aposentadoria, os "anos de contribuição", recentemente, ele descobriu sobre as micro-empresas, mas tem receio de abrir uma, pelo fato de ter de trabalhar ainda mais tempo para poder se aposentar, a dúvida então é: É possível abrir uma micro-empresa sem perder os anos de contribuição no outro trabalho?
    Resp: Não existe isto de perder tempo de contribuição. O tempo de contribuição anterior será somado ao novo tempo de contribuição sobre outra atividade diversa da anterior até que seja alcançado os requisitos para aposentadoria. Ou 35 anos de contribuição independente de idade o homem ou 15 anos de efetiva contribuição e idade mínima de 65 anos o homem.
    Caso não, ainda há alguma garantia de aposentadoria, no caso dele atingir uma idade mais avançada?
    Resp: Já respondido acima.
    Aceito também esclarecimentos em relação a aposentadoria e a criação de micro-empresas.
    Resp: Nada a acrescentar.

    Leia mais: jus.com.br/forum/482492/duvida-sobre-o-tempo-de-aposentadoria-apos-a-criacao-de-uma-micro-empresa#ixzz3eTmTV97G