Tenho um apartamento que vale R$510mil, mas quando comprei paguei R$169mil. Quero comprar um de R$650mil, mas como não estou conseguindo vender e já achei o apartamento, meus pais irão me emprestar R$400mil e financiarei o restante. Depois que vender o meu apartamento, pagarei os meus pais. Como funciona o imposto de renda? Vou ter que pagar ganho de capital? Qual a melhor forma de declarar sem pagar imposto? Muito obrigada pela ajuda.

Respostas

    G

    Gabriel Terça, 30 de junho de 2015, 13h07min

    O ideal mesmo é que você venda o seu imóvel (de R$ 510 mil) para ai comprar o de R$ 650 mil, digo isso porque você não poderá usufruir da isenção de IR no caso de venda do seu apartamento de R$ 510 mil para quitar a dívida da aquisição do apartamento de R$ 650 mil. Nesse caso não tem como escapar do leão.

    E se o seu pai for lhe emprestar os 400 mil seria importante deixar isso registrado, pois dai não será necessário recolher o ITCMD.

    ?

    Desconhecido Terça, 30 de junho de 2015, 18h05min

    Obrigada Gabriel!!!

    Orlando Oliveira de Souza

    Orlando Oliveira de Souza 138804-RJ/RJ Segunda, 06 de julho de 2015, 8h59min

    Qual a data de aquisição do imóvel comprado por 165 mil?