ITAÚ - Cobrança Cesta de Serviços
Prezados, Possuo uma conta no ITAU Personnalité e estou passando por um aborrecimento há diversas semanas tentando efetivar o cancelamento da cesta de serviços da conta citada.
Meu pedido é o cancelamento da cesta de serviços e o mantenimento do mesmo numero de agencia e conta corrente apenas com os serviços essenciais (sem tarifa).
Abri 3 reclamações junto ao banco central e uma no Procon pela qual estou esperando retorno e o encaminhamento para o Juizado.
No entanto, a resposta do Banco é sempre a mesma: Por ser Segmento Personnalité, não existe a possibilidade de permanecer com os serviços essenciais, portanto deveria ENCERRAR esta conta e ABRIR uma nova conta no Canal de Varejo, o que acho absurdamente errado, dado que o banco não pode se recusar em alterar uma conta já existente.
Pela resolução do Banco Central 3919/2010, entendo que TODAS as contas, inclusive as Diferenciadas, devem oferecer o pacote de serviços essenciais, ou seja também no Personnalité deve existir esta opção.
No prospecto do próprio banco, opção MULTICONTA (pacote atualmente associado à minha conta corrente) no item Tarifas está escrito o seguinte:
- Pacote de Serviços e Tarifas Na sua Proposta de Abertura de Conta,
## ou a qualquer momento após a abertura da sua conta, você optará por contratar um dos Pacotes de Serviços oferecidos pelo Personnalité, que contemplará os serviços essenciais oferecidos gratuitamente e uma quantidade adicional de serviços bancários previstos na composição do pacote escolhido.
Importante O Personnalité oferece conveniência e benefícios exclusivos para seus clientes, associados aos seus Pacotes de Serviços exclusivos. Por isso,
## caso você não deseje contratar nenhum dos Pacotes de Serviços, abra sua conta no Itaú, no qual você poderá optar por utilizar gratuitamente apenas os serviços essenciais
No primeiro trecho, no meu entendimento, você pode, no ato da abertura ou sucessivamente escolher uma cesta de serviços, se você não optar por nenhuma cesta você ficaria com os serviços essenciais.
No segundo trecho onde orienta em abrir a conta no Itaú, no meu entendimento, Personnalite é Itaú são as mesma coisa e o mesmo banco, é só para tentar confundir o Cliente
O Banco Central no site, determina neste link: http://www.bcb.gov.br/?TARBANSERV
"Se o cliente optar por um pacote de serviços, sua contratação deve ser feita por meio de um instrumento específico e seu cancelamento pode ocorrer a qualquer momento."
Para mim, o ITAÚ esta se recusando em cumprir esta determinação, gostaria de uma opinião a respeito, se o meu entendimento foi correto.
Agradeço antecipadamente a todos pela ajuda