Fui adotada a brasileira e sou maior de idade. Já pensei em entrar com o processo para formalização da adoção, mas no momento o valor cobrado está fora do meu alcance para arcar.

A questão é a seguinte, sempre usei em meios não formais meu nome com sobrenome da minha família adotiva, ex: redes sociais e assinatura de e-mail não empresarial. Mas hoje pensei em uma questão, poderia ser processada por isso? Nunca me utilizei desse nome como algo formal, apenas de maneira informal como citei acima, nunca assinei meu nome de outra forma que não a que está no RG e assim por diante. Mas ainda assim, poderia sofrer com algum tipo de problema por isso? Seria quase um nome artístico (rsss), na verdade é como eu me identifico, pois apenas em meios formais uso o nome da minha família biológica. Agradeço desde já.

Respostas

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Segunda, 06 de julho de 2015, 13h18min Editado

    MAV

    Através de AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL promovida por advogado é possível é incluir o sobrenome da família adotiva à brasileira (ou de criação) ao seu registro de nascimento e demais documentos. Necessário concordância dos pais de criação.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com

    ?

    Desconhecido Quarta, 15 de julho de 2015, 14h40min

    Herbert, gentileza sua me responder!
    Agradeço demais tua resposta!

    Herbert C. Turbuk - Advogado

    Herbert C. Turbuk - Advogado São Paulo/SP 138496/SP Quarta, 15 de julho de 2015, 14h46min

    MAV

    De nada. Sempre as ordens.

    HERBERT C. TURBUK
    www.mudarnome.blogspot.com