Sou aposentado por invalidez há mais de 20 anos pelo INSS. Recentemente recebi do Instituto AERUS, que paga a minha aposentadoria privada, a solicitação de um "Laudo Pericial" expedido pelo INSS, CONFIRMANDO que a minha isenção de IR tinha sido deferida. Ora, há mais de 20 (vinte) anos o próprio INSS não me cobra IR, porque que agora eu vou ter que fazer uma perícia, para comprovar junto ao AERUS a minha isenção??

Respostas

    G

    Gabriel Terça, 07 de julho de 2015, 13h07min

    Não sei, eles nunca fizeram nenhuma perícia ou pediram algum documento? Você nunca pagou IR da complementação de aposentadoria do AERUS? As vezes pode ser um procedimento deles mesmo, só pra ter certeza.

    Orlando Oliveira de Souza

    Orlando Oliveira de Souza 138804-RJ/RJ Quarta, 08 de julho de 2015, 8h42min Editado

    Vou dar a minha opinião particular, que até, salvo engano, possa ser descartada e não tenha fundamento nesse caso.Se você já é aposentado pela Previdência Social e Pública, passou possivelmente pelo período de auxílio-doença e no final diagnosticado por um laudo da perícia especializada, já (deferida/diagnosticada) a causa de sua invalidez há 20 anos atrás e continua tendo a isenção do IR ao longo desse tempo pretérito, há que se consentir, até por analogia ou isonomia, que não se vê tanta necessidade desse novo laudo exigido pela Previdência Privada, mesmo porque, a própria Previdência Pública (de dois em dois anos) já fazia a inspeção de possível recuperação do segurado em auxílio-doença, antes de deferida a aposentadoria por invalidez .....Salvo melhor juízo desse fórum.Abs.