Bom dia, vi hoje pela manhã que saiu a sentença do meu processo contra o INSS, mas como sou leiga não compreendi muito bem. Gostaria que alguem me elucidasse.. Segue informaçoes

PROCEDIMENTO COMUM DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL Nº 5006802-68.2015.4.04.7108/RS

RÉU: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS

DESPACHO/DECISÃO

Trata-se de demanda em que a parte autora postula a concessão do benefício auxílio-doença decorrente de acidente de trabalho.

Segundo o perito médico, a autora " relata acidente de trabalho em 26/01/2015 quando escorregou e bateu com o joelho no solo."

Na linha da orientação do Superior Tribunal de Justiça, recentemente afirmada pelo precedente que passo a transcrever, compete à Justiça Estadual o exame de pretensão revisional de auxílio-doença decorrente de acidente do trabalho:

PREVIDENCIÁRIO. REVISÃO DE BENEFÍCIO ACIDENTÁRIO. COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA COMUM ESTADUAL. EXCEÇÃO DO ART. 109 , I, DA CF/1988. 1. Em se tratando de benefício de natureza acidentária (auxílio-doença), não há como afastar a regra excepcional do inciso I do art. 109 da Lei Maior, a qual estabeleceu a competência do Juízo Estadual para processar e julgar os feitos relativos a acidente de trabalho. Incidência da Súmula n. 15/STJ. 2. Agravo regimental improvido. (AgRg no CC 113.187/RS, Rel. Ministro JORGE MUSSI, TERCEIRA SEÇÃO, julgado em 14/03/2011, DJe 05/04/2011).

Assim, declino da competência para a Egrégia Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Comarca de Novo Hamburgo.

Determino à Secretaria que proceda à impressão dos documentos que integram o processo eletrônico, para posterior remessa ao Setor de Distribuição.

Intime-se. Prazo: 10 dias.

Após, dê-se baixa e arquivem-se.

Respostas

    E

    Eldo Luis Andrade Sábado, 11 de julho de 2015, 13h14min

    Simplesmente não é o Juizado Especial Federal que julgará seu pedido de concessão de auxílio-doença acidentário. E sim a Justiça Estadual gaúcha comarca de Novo Hamburgo. Visto a Justiça Federal ser incompetente para julgar causas relativas a acidentes do trabalho. Sendo competente a Justiça Estadual.

    ?

    Desconhecido Sábado, 11 de julho de 2015, 14h48min

    Então, não ganhei a causa ainda?

    E

    Eldo Luis Andrade Sábado, 11 de julho de 2015, 15h17min

    Não ganhou. Mas também não perdeu.

    Ana Rosa Lima Loureiro de Amorim

    Ana Rosa Lima Loureiro de Amorim Sábado, 11 de julho de 2015, 15h24min

    boa tarde Caroline
    O juiz federal declinou da competência federal, ou seja, em razão da matéria questionada, por ser acidente de trabalho, é processada na Justiça do estado, no Tribunal de Justiça. Por força da Constituição Federal em seu art. 109. Assim, a ação deverá ser ajuizada na Comarca de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.