Nunca houve abandono, cresci na casa deles mas nunca houve ligação socioafetiva, nem da minha parte nem da deles, não temos mais nenhuma relação e eles nunca foram figuras maternas e paternas nem exerceram suas funções fora da parte financeira. Não converso mais com eles, não procuro eles há muito tempo e eles também não me procuraram. Gostaria de remover o nome deles dos meus documentos e não ter mais direitos a herança e etc. Ou seja, não ter absolutamente nenhuma relação legal ou jurídica a eles, assim como não há emocional. Isso é possível? Se sim, como? Ps.: Existe a chance de eles não desejarem que eu faça isso por constrangimento deles dentro da família estendida deles. Também gostaria de saber se, caso fizesse isso, poderia mudar meus sobrenomes.

Respostas

    R

    Rafael F Solano Sábado, 11 de julho de 2015, 23h48min

    "não temos mais nenhuma relação e eles nunca foram figuras maternas e paternas nem exerceram suas funções fora da parte financeira"

    Ao menos essa obrigação eles cumprem, o sustento até que vc alcance 18 anos.

    No mais, é somente retórica, afinal, não se pode impor afeto, muito menos determinar, delinear, definir, estabelecer, medir, quantificar, especificar, o que é afeto. Não se pode impor ao outro como ele irá gostar e excercer esse gostar. Nem se pode impor que se goste do outro, seja quem for esse outro.

    A procriação é ato biológico, não afetivo. Afeto é coisa subjetiva.

    Se é assim: "nunca houve ligação socioafetiva, nem da minha parte nem da deles, não temos mais nenhuma relação "

    Afaste-se, vá embora, se considere órfão. Pronto.

    O assento civil não se presta a registrar relações sentimentais ou de afetos, a certidão de nascimento serve para registrar a origem do cidadão, só isso, não depende de convivio ou de afetos com os nome que nela consta. Não há a menor chance de algum ser considerado sem qualquer origem se esta origem é de fato conhecida.

    Se vc nunca foi submetido a tratamento cruel (torturas, por ex) ou estupro ou exploração sexual (na infância e adolescencia), não há a menor chance de retirar o pátrio poder de seus pais.

    Cresça, se emancipe e caia no mundo, esqueça-se deles, vá cuidar da sua vida. Isso é que é desligamento, se faz por dentro, não numa folha de papel.

    ?

    Desconhecido Domingo, 12 de julho de 2015, 20h27min

    Rafael, o meu problema é principalmente com a questão de herança. Caso algo aconteça comigo (que deus me guarde) não quero que meu dinheiro e meus bens vá para eles, visto que não sou casado e não tenho filhos. Caso algum deles morra, não me interesso pela herança deles e não gostaria de ter que lidar com essa situação, com a divisão de herança com o resto da família deles, com quem também não me relaciono, ter que voltar a cidade deles, etc... Procuro isso pois já vi diversos casos onde isso aconteceu, mas principalmente em casos de divórcio ou algo assim e com apenas um dos pais.

    R

    Rafael F Solano Domingo, 12 de julho de 2015, 22h51min

    João, se vc estiver morando na Austrália por ex e lá vc informar que seus pais são falecidos, se vc bater as botas por lá ninguém vai sair para procurar seus pais, ainda mais se vc deixar testamento doando seus bens a alguém.

    Mesmo vivendo no Brasil vc pode fazer isso. Herança tem de ser requerida pelos beneficiários, o governo não é vigilante ou menino de recados para ficar correndo atrás de herdeiros!!! Quem tem direitos que se mexa, que corra atrás!! Se nunca mais viu, se não sabe mais nada, se distanciou-se a esse ponto, dificilmente terá como receber bens de herança, ainda mais se vier a saber da morte depois de 10 anos, aí prescreveu direito a reclamar herança.

    Faça isso, corte todos os laços, suma, e onde se estabelecer diga que é orfão. Pronto.