Pai ausente pode assinar documento para abrir mão da guarda do filho?
Olá, tive um relacionamento de uns anos, do qual nasceu meu filho.
Ocorre que morávamos juntos, até que o pai dele foi embora de casa, indo para outro estado, e desde então não tendo mais contato com nosso filho.
Não paga pensão, pois a justiça nunca consegue encontrá-lo para intimá-lo para as audiências.
Nesse intervalo, foi preso. Passando um tempo na cadeia, de onde só saiu após o seu pai ( avô do meu filho) pagar a fiança.
O problema é: vou morar fora do país. Atualmente, eu e meu filho moramos com meus país.
Existe algum documento que eu possa fazer o pai do meu filho assinar, abrindo mão da disputa pela guarda ?
Sei que posso fazer uma escritura declaratoria, para que meus pais sejam os responsáveis por meu filho , enquanto eu estiver fora. Também sei que eu posso entrar com um pedido de guarda provisória , na vara da infância e juventude, para meus pais serem responsáveis por meu filho.
Mas acontece que esse último, pode demorar mais do que posso esperar. Alguma sugestão?
Não é a guarda judicial que a autoriza a sair do pais com seu filho. A guarda apenas define quem é o primeiro a representar os direito da criança, define as obrigações do genitor, não lhe dá direitos especiais algum!!!
O pai tem de assinar a autorização para a criança sair do pais, mas, depois de expirado o prazo da autorização o pai pode denunciar o sequestro da criança e exigr que ela retorne ao Brasil, com vc ou sozinha.
Minha dúvida não é quanto a viagem. Minha dúvida é sobre a guarda do meu filho. Como EU vou morar fora durante um tempo, quero me resguardar, deixando meus país com a guarda dele. Tenho medo que o pai possa querer a guarda enquanto estou fora, alegando que não posso cuidar do meu filho.
Existe a possibilidade de um pai abrir mão da guarda do filho com um documento extra judicial?
Estou pensando em fazê-lo assinar um documento onde abre mão da guarda e cuidados com nosso filho.