Já tenho a posse do terreno e até já tive autorização para construir. Estou com um processo de usucapião e o problema é que a dívida do mesmo, desde 88, está na faixa dos 30 mil (praticamente o valor do terreno). Encontrei informações de que a dívida de IPTU prescreve em 5 anos, mas me informaram que, como o terreno já está em execução, a dívida não prescreve. Gostaria de saber se é isso mesmo, ou se a dívida, independente de qualquer coisa, realmente prescreve. Obrigado.

Respostas

    G

    GLC Quarta, 15 de julho de 2015, 10h57min

    Se está escrito na dívida ativa não há prescrição.

    Raphael Guerra Teixeira

    Raphael Guerra Teixeira Quinta, 23 de julho de 2015, 23h38min

    Julio a partir da inscrição da dívida ativa na CDA, (certidão da dívida ativa), o prazo prescricional é suspenso, logo, a dívida não prescreve mais.

    Não significa que não possa pleitar o usucapião, concomitante a isso, aliás é condição da Ação de Usucapião que o possuidor esteja administrando e cuidando do bem como se proprietário fosse, nada mais lógico você aderir o programa de parcelamento tributário.