O IPTU do único imóvel da família, que está em nome da minha avó falecida em 2008, está sendo cobrado desde 2001. Nós recebemos uma carta de citação e cobrança do Poder Judiciário de PE, em 20.06.2015, referente ao requerimento datado em 30.08.2005 da Procuradoria da Fazenda Municipal. A carta de citação do Juiz de Direito determina o pagamento em 5 dias, ou indicação de bens para penhora. Gostaria de saber se existe alguma forma de contestar reclamando a prescrição, ou até o falecimento do devedor. Quem reside no imóvel é minha mãe que é aposentada, e em seu contra-cheque é um pouco mais de 3 salários mínimos(bruto).

Respostas

    J

    JEFFERSON Terça, 14 de julho de 2015, 12h48min

    Exceção de pré-executividade alegando prescrição da dívida ativa.

    ?

    Desconhecido Terça, 14 de julho de 2015, 17h36min

    Jefferson Oliveira, obrigada por responder. Este procedimento eu vou precisar contratar um advogado?

    Marlon Wabe

    Marlon Wabe Terça, 14 de julho de 2015, 17h45min

    se o executado morreu, vc pode pedir a extinção da execução

    J

    JEFFERSON Terça, 14 de julho de 2015, 17h45min Editado

    Sim vai precisar de um advogado.

    ?

    Desconhecido Terça, 14 de julho de 2015, 18h02min

    certo. Muito obrigada pelos esclarecimentos. Ajudou bastante!

    ?

    Desconhecido Terça, 14 de julho de 2015, 18h11min

    só para finalizar as dúvidas. Após isto, o IPTU vai ter que ser pago nos anos subsequentes? pois como está em nome do falecido, como ficará as cobranças futuras? os herdeiros terão que assumir esta obrigação?

    J

    JEFFERSON Terça, 14 de julho de 2015, 18h41min

    Então vai ter que verificar o período de 2001 a 2008, se existe processo de cobrança de IPTU e se a sua avó foi citada. Enquanto não fizer o inventário e transferir o imóvel para os herdeiros as dividas de IPTU serão lançadas no cadastro da sua avó ou titular do imóvel.

    ?

    Desconhecido Terça, 14 de julho de 2015, 20h29min

    esta execução é de 2001 a 2003. Não sei se existem outros processos. Tenho que verificar isto no Fórum. Após o falecimento dela somos obrigados a pagar o IPTU? quer dizer, as dívidas a partir de 2008? o inventário ainda não foi cogitado com a família por causa do custo.

    J

    JEFFERSON Terça, 14 de julho de 2015, 20h50min

    O debito de IPTU deve ser pago, trata-se de obrigação propter rem incide sobre o bem e o mesmo pode ir para leilão em decorrência da divida se for elevada. Você deve pesquisar se nesses débitos de 2001 até 2008 ocorreu a citação da sua avó para pagamento no processo.

    ?

    Desconhecido Terça, 14 de julho de 2015, 21h00min

    caso tenha sido citada, e foi desconsiderado pela mesma, qual o procedimento a fazer? indo ao fórum, teria que ver o processo pra saber se ela foi citada realmente, não é?