Em resumo, cometi o erro de emprestar dinheiro sem contrato. A pessoa começou a não querer pagar e quero construir provas para uma possível ação judicial.

Quais provas eu poderia construir?

Como não sou conhecedor da área pensei em duas formas simples. A primeira é gravar uma ligação telefônica em que falo da dívida, quantia e da falta de pagamento. E como a mesma está me prejudicando. (Isto é legal?) Quais outros pontos chave teria que abordar na ligação para servir de prova?

Uma segunda abordagem seria um contrato. Este acho improvável assinar pois denunciaria minha intenção. Porém, se funcionar, existe algum modelo de contrato que poderiam me indicar para usar?

Como a quantia é pequena (5 mil reais) compensaria colocar um advogado no processo?

Respostas

    H

    Hen_BH Sexta, 17 de julho de 2015, 16h32min

    Nada impede que a gravação, em tese, sirva de meio idôneo de prova, assim como o reconhecimento da dívida em algum escrito emanado do devedor, como e-mail, Facebook ou mesmo WhatsUp.

    Lembrando que um juiz aqui de MG reconheceu uma compra e venda de um terreno realizada por meio essa última ferramenta.

    http://canaltech.com.br/noticia/whatsapp/juiz-de-minas-gerais-legitima-compra-de-imovel-realizada-pelo-whatsapp-45093/